Famílias participam da eleição do Colegiado Escolar na rede estadual

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado está promovendo, durante esta semana, a eleição para o Colegiado Escolar nas escolas da rede estadual de ensino. Composto por representantes dos estudantes, professores, funcionários e das famílias, o Colegiado Escolar tem como missão contribuir para a gestão democrática e participativa das escolas e uma das expectativas com o pleito é aproximar, cada vez mais, as famílias e a comunidade das unidades escolares.
 
Nesta quarta-feira (31), os estudantes, os funcionários e as famílias fizeram fila para voltar na eleição no Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, localizado no bairro de Pernambués, em Salvador.  “Fizemos uma grande mobilização, principalmente para a participação dos pais, mães e responsáveis dos estudantes. O Colegiado Escolar tem contribuído muito com a gestão nas decisões para a melhoria da escola, desde a merenda até a infraestrutura. Precisamos muito da colaboração deles”, explica a diretora Andreia Passos.   
 
Edson Pereira dos Santos é candidato no segmento pais e diz que chegou cedo na unidade escolar para colaborar na mobilização para a eleição. “É muito importante esta integração entre escola e comunidade. Vejo que tenho muito a contribuir para a escola que minha filha estuda, desenvolvendo, junto à direção e aos professores, atividades pedagógicas, cursos, oficinas, palestras e até torneios esportivos para movimentar e incentivar a comunidade escolar”, conta.   
 
O estudante Matheus dos Santos da Paz, 21, 3º ano, fala sobre o papel da família na escola. “Além do olhar mais maduro, os pais participam da rotina escolar dos seus filhos, se envolvendo em todo o processo de decisões, pensando sempre no bem-estar dos filhos. Acredito, também, que ter um representante da família no Colegiado deixa outros pais mais seguros”, afirma.
 
Julia Brito, 14, 1º ano do Ensino Médio, quer representar os estudantes no colegiado. A jovem diz que quer ser a voz do estudante na escola. “Resolvi me candidatar porque quero acompanhar e colaborar para a melhoria da vida do estudante aqui na escola. Vou pensar em formas de trabalhar com a direção para melhorar nossos espaços, cuidar do professor, participar de projetos pedagógicos e suas metodologias, não esquecendo dos funcionários, parte importante da escola”, revela. 

Notícias Relacionadas