Fanfarras desfilam pelo bairro da Lapinha e integram escolas e comunidade

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Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

A fanfarra do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão de Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito (Ceep), localizado na Lapinha, foi a anfitriã, nesta sexta-feira (31/07), de uma apresentação pelas ruas do bairro. Com a participação das fanfarras do Colégio Estadual Visconde de Mauá, do  bairro de São Cristovão, do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, do bairro de São Caetano e do Colégio Estadual João Caribé, em São Thomé de Paripe, a ação teve como objetivo divulgar o trabalho realizado pelas escolas e promover a integração escola – comunidade conforme prevê o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.
 
“A ideia da atividade é promover um intercâmbio cultural entre os estudantes para que possam interagir com outras escolas e eles percebam que além de desenvolvermos música também temos o lado educacional e social”, explica a professora Zélia Vieira, responsável pela fanfarra, do Ceep que, após o desfile nas ruas da Lapinha, promoveu um concurso entre as fanfarras participantes. “O concurso foi apenas uma disputa saudável para ensinar, que como tudo na vida, temos os momentos de vitórias e as derrotas”.

“Eu não gostava de música, mas quando cheguei à escola e assisti a fanfarra acabei me interessando", estudante Estevão Luiz Costa

Há cerca de cinco meses como integrante da fanfarra do Ceep, o estudante da 8ª série, Estevão Luiz Costa, fala da motivação de participar do projeto. “Eu não gostava de música, mas quando cheguei à escola e assisti a fanfarra acabei me interessando. Hoje toco caixa e tenho interesse em continuar estudando música cada vez mais”, contou.

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

À frente dos músicos, a estudante da 8ª série, Marina Vilas-Boas, do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, desenvolve coreografias ritmadas ao som de música como Maracangalha e My Heart Will Go On (tema do filme Titanic). “Temos um cronograma de ensaios, mas nesta semana tivemos períodos maiores devido à apresentação. O legal é que todos integrantes participam por interesse próprio, sem nenhuma pressão. Outra questão é que a disciplina dos ensaios nos ajuda, também, na escola e na vida pessoal”, relatou.

"A disciplina dos ensaios nos ajuda, também, na escola e na vida pessoal”, estudante Marina Vilas-Boas

Durante o desfile, moradores assistiam a apresentação dos estudantes. “Acho muito legal trazer esses projetos para a escola. Poder ver que os alunos estão empenhados em trazer música para a comunidade nos traz bastante felicidade”, ressaltou a dona de casa, Sueli Costa.

 

 

 

 

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

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Fanfarra na educação
Desde 2007, a Secretaria da Educação do Estado vem buscando alternativas e implementa ações com vistas a acompanhar o trabalho pedagógico das fanfarras escolares, bem como apoiar na manutenção dos instrumentos musicais, reconhecendo que as fanfarras despertam o olhar e a sensibilidade do indivíduo para o trabalho participativo e em grupo. “A fanfarra não é apenas a música. O trabalho realizado com os estudantes tem o objetivo de manter a proposta da Secretaria da Educação do Estado que é ter o projeto como uma ferramenta pedagógica”, concluiu Hermival dos Santos, que coordena as fanfarras dos colégios estaduais Professor Carlos Alberto Cerqueira e João Caribé.

 

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