Feiras científicas movimentam escolas da rede estadual

As escolas da rede estadual de ensino da capital e interior estão promovendo feiras de ciências para que os estudantes socializem pesquisas e produções científicas desenvolvidas em sala de aula. As atividades servem de incentivo à iniciação científica onde são alinhados os conhecimentos teóricos à prática através de invenções, que buscam solucionar questões do cotidiano.
 
Nesta sexta-feira (16), o Colégio Estadual Bolivar Santana, em Salvador, realizou a 11ª edição da Feira de Ciências e que teve como tema central a “Sustentabilidade”. Diversas produções científicas e maquetes foram expostas e apresentadas para toda a comunidade escolar.
 
Colégio Estadual Bolivar Santana (Foto: Emerson Santos)
O estudante Adilson dos Santos Junior, 18 anos, do 3°, apresentou o “Robô de combate a incêndios”, criado juntamente com seus colegas. “O robô é capaz de entrar em matas incendiadas para combater as chamas com mais precisão, sem oferecer riscos ao ser humano”, explica o jovem inventor.
 
Já Luine Alves, 22, também do 3° ano, exemplificou, por meio de uma maquete, o funcionamento de um sistema coletor de água da chuva e que pode ajudar em épocas de escassez deste bem natural. “A água da chuva captada pelo telhado é armazenada em um tanque que a filtra e a distribui em outro tanque, para ser reutilizada em casa. Com isso economizamos água, dinheiro e ajudamos o meio ambiente”, afirma a estudante.
 
O professor de Matemática, Marcio Sérgio Almeida, ressalta que os projetos são desenvolvidos de forma interdisciplinar onde os estudantes relacionam conteúdos de várias disciplinas e são estimulados a pesquisarem dados que vão além do que estudam em sala de aula. “Eles se envolvem durante todo o processo, atuando como protagonistas de suas próprias criações”, diz o educador.
 
Outras atividades - Com o objetivo de compreender as relações, aguçar a curiosidade e identificar os significados diversos que estão em torno das cores e de suas variações, professores e estudantes do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Professor Roberto Santos, em Salvador, promoveram nestas quinta e sexta-feira (15 e 16), no pátio da unidade escolar, o Projeto Trem das Cores.
 
O evento é a culminância de uma série de pesquisas feita pelos estudantes em torno das cores. Nos estandes foram apresentadas curiosidades sobre o tema, como significado, origem, músicas que tenham o nome da equipe, onde a cor pode ser utilizada, assim como identificar significados que envolvem as cores e seus múltiplos aspectos. Os estudantes ainda participaram de uma gincana com tarefas obrigatórias e brincadeiras relacionadas ao tema “cor”.
 
Escola Estadual Professor Roberto Santos
A diretora do Colégio, Professora Ethel Carvalho, conta que está muito feliz com o resultado das atividades e o quanto é bom realizar esse tipo de evento na escola. “É muito gratificante ver que o trabalho que estamos propondo está valendo à pena. Os meninos são muito dedicados, cumprem todas as regras e respeitam o espaço do outro”, declara.
 
Na próxima segunda-feira (19) é a vez do Colégio Estadual Regina Simões, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, realizar a Feira de Ciências da unidade escolar. O evento também reunirá todas as pesquisas e inventos produzidos pelos estudantes onde foram aplicados conhecimentos de disciplinas como Química, Matemática, Física, Geografia e outras.

Notícias Relacionadas