Festival inicia debate para orientação pedagógica da ginástica

O Festival Ginástica Alegria na Escola reúne, sábado (8/10), estudantes e professores da rede pública estadual da Bahia e de outros Estados no Centro Educacional Edgard Santos, no bairro Fazenda Garcia, em Salvador.  No total, 750 pessoas participam do encontro, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Os professores e estudantes das escolas estaduais baianas apresentarão sínteses das suas experimentações pedagógicas com ginástica, desenvolvidas a partir do Projeto Ginástica Alegria na Escola. A exposição contemplará a Ginástica Rítmica, Le Parkour, Artística, Circense, Aeróbica, Acrobática e outras. Depois das apresentações, um seminário vai subsidiar a elaboração do caderno de orientação pedagógica da ginástica para a Educação Básica da Bahia.

Dentre os convidados para o evento, estão a Escola Estadual Almirante Tamandaré (João Pessoa – Paraíba), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Gym Clube (Salvador), Centro de Treinamento de Ginástica Olímpica e Rítmica da Bahia (Gorba).

Para a coordenadora de Educação Física e Esporte Escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Kelly Costa, “o Projeto e o Festival Ginástica Alegria na Escola proporcionam a articulação de estudantes e professores da educação básica,  da graduação e pós-graduação, para construção de novas possibilidades no trato com conhecimentos da cultura corporal”.

Além do festival, seminários, cursos intensivos, experimentação pedagógica nas escolas e trabalhos de pesquisas integram as ações do Projeto Ginástica Alegria na Escola.