Finalistas do TAL apresentam suas obras no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola

Com apresentação do ator e compositor baiano Zéu Brito, um total de 33 obras literárias desenvolvidas por estudantes da rede estadual de ensino foram apresentadas, na noite desta terça-feira (28/10), no 6º Sarau Estadual do TAL (Tempos de Arte Literária), durante o 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola. As obras foram selecionadas em etapas escolares e regionais, em 1.147 escolas de todo o Estado.

Sarau do Tal - Geraldo Carvalho Ascom

O secretário Osvaldo Barreto destacou a amplitude do projeto. “O TAL, assim como os outros projetos estruturantes, são desenvolvidos em todas as regiões do Estado. Porque para nós é importante, no processo de inclusão educacional, levarmos as artes e cultura para todo o conjunto das escolas.” O secretário ainda ressalta a importância das ações para o futuro da cultura na Bahia. “Acredito que esse movimento cultural que ocorre nas escolas vai refletir no ambiente artístico do nosso Estado”, diz.

Convidada de honra, a poetisa Mabel Veloso realizou um bate-papo com os finalistas após as apresentações. “Todos estão de parabéns! Fiquei observando o desenvolvimento de cada obra e pude perceber claramente a pluralidade dos temas, que abordam assuntos regionais e cotidianos de cada um”, explica.

O estudante Vital Antônio, aplaudido de pé após a interpretação do seu cordel, fala da importância de sua participação no TAL. “Num momento que sofremos tantos preconceitos é bom mostrar que a escola pública tem estudantes de qualidade”. Ele também destaca suas experiências. “Eu comecei com dez anos, aprendi a escrever com meu pai e irmão, então agradeço em ter a oportunidade de mostrar isso num grande evento”, comemora.

Também premiado o estudante João Cezar Fatel conta sobre a chance de estar com colegas de todo o Estado. “O projeto proporciona termos contatos com pessoas de todos os locais, de religiões diversas, formas diferentes de escrever. Então acima das premiações está este aprendizado.” O estudante que também compõe e canta, fala de sua inspiração para a criação da sua obra. “Tento mostrar a futilidade do ser humano em racionalizar demais. É importante darmos um ‘tiro no escuro’ e agirmos com a emoção em nossas decisões”, reflete.

Premiados - As poesias e poemas premiadas com um notebook foram: “O sonho da igualdade” (autor: Vital Antônio de Macedo Neto, 17 anos, 2° ano do ensino médio, Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento, de Banzaê); “Desejo ou querer” (autor: João Cezar Fatel da Silva Filho, 16 anos, 2° ano do ensino médio, Colégio Estadual Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Juazeiro) e “A verdadeira história de Adão e Eva ( autora: Naiza Argolo Braz, 16 anos, 3° ano do ensino médio, Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, de São Miguel das Matas). Também foi premiado com menção de Destaque: “Meu bom e velho candomblé de Angola” (autor: Mateus Souza Cangassu ,16 anos, 2° ano do ensino médio, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Ilhéus).