Gestores da Educação Profissional participam da 2ª Jornada das Escolas Transformadoras

Cerca de 200 diretores e coordenadores da Educação Profissional, dos 27 Núcleos Territoriais de Educação irão participar, entre estas terça-feira e quinta-feira (5 a 7/12), das 9h às 17h, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, da 2ª Jornada das Escolas Transformadoras. O encontro faz parte das diversas atividades desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado que propõe um processo de mudança e inovação nas instituições de ensino de Educação Profissional e Tecnológica, por meio das experiências do ‘Programa Escolas Transformadoras’, uma iniciativa da Ashoka, instituição internacional, com sede em mais de 90 países, e em parceria com o Instituto Alana, no Brasil.

Segundo o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, as formações têm a proposta de empoderar as escolas como locais de transformação educacional. “Com orientação do secretário Walter Pinheiro, estamos propondo que os coordenadores pedagógicos sejam agentes transformadores dentro das unidades da rede estadual. Por isso, com essa parceria estamos realizando formações e intercâmbios com escolas que, além da utilização da Base Nacional Comum Curricular, utilizam atividades voltadas para o empreendedorismo e os aspectos sócio emocionais”, ressaltou.

Durante o encontro, os participantes participarão de painéis de discussão e debate. Na quarta-feira (6), às 15h30, ocorrerá o lançando do livro ‘O ser e o agir transformador – para mudar a conversa sobre educação’. A obra reúne diálogos com pessoas que protagonizam transformações na escola e na sociedade e apresenta o que as 15 primeiras escolas da rede do “Programa Escolas Transformadoras”  têm em comum.