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Gestores dos Núcleos Territoriais de Educação participam de planejamento estratégico para o ano letivo de 2020
Publicado em qui, 12/12/2019 - 10:14 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: Suâmi Dias - Ascom/Educação
O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância desse alinhamento para a gestão. "Se faz Educação encarando os desafios. E precisamos estar alinhados com todos os agentes que fazem parte da rede, para planejarmos um trabalho que traga melhorias para a aprendizagem dos estudantes. É fundamental que haja ampla participação dos educadores de cada território, para que possamos estabelecer diretrizes que são importantes para nós, como a Educação do Campo, a Educação Quilombola e a Educação Indígena. É fundamental, também, ouvir contribuições que construam indicadores que ajudem no avanço da Educação, respeitando e valorizando as particularidades de cada território", contou.
Convidado para a abertura, o professor André Lázaro, da Fundação Santillana, ministrou a palestra “A gestão educacional como instrumento para consolidar o projeto de educação pública, democrática e inclusiva”. "Precisamos de uma rede que tenha uma maior horizontalidade nas oportunidades, e não apenas um aprendizado hierárquico que não dá chance do jovem ter escolhas. É importante fortalecer os territórios e as particularidades da sua região. É uma característica que a Bahia já vem desenvolvendo e que temos que aprimorar. A solução é uma gestão democrática da educação pública associando, entre outras questões, à cultura", disse.
O coordenador executivo dos Núcleos Territoriais da Educação da SEC, Hélder Amorim, explicou a proposta do encontro. "Estamos focados em analisar o que foi realizado em 2019 e os resultados alcançados, além de apresentar a base do planejamento estratégico da SEC, para que os NTEs possam debater com as escolas o planejamento para o ano letivo de 2020", pontuou.
A diretora do NTE 09 (Amargosa), Andréa Ioná, destacou a importância dos encontros. "Estas atividades são fundamentais para que possamos alinhar as políticas educacionais, estreitando nossa relação com a SEC. Tivemos avanços com o SABE (Sistema de Avaliação Baiano de Educação), que ajudou muito na avaliação dos nossos estudantes e estimulou o comprometimento, ainda mais, das escolas com a aprendizagem", ressaltou.
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