Gestores passam por formação sobre monitoramento dos Planos Municipais de Educação

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gestores de 12 municípios da Região Metropolitana de Salvador estão participaram, nesta segunda-feira (2), no auditório da Secretaria da Educação do Estado, em Salvador, do III Ciclo de formação das comissões coordenadoras e equipes técnicas para o processo de Monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PME). O objetivo foi apresentar o modelo de elaboração de relatórios anuais de monitoramento e avaliação dos PME e prestar orientações sobre os indicadores educacionais com vistas ao cumprimento das metas dos planos.

O supervisor técnico da Rede de Monitoramento e Avaliação do Estado da Bahia, Moacir Borges, explica que a formação é o momento de esclarecimentos e subsídios sobre o papel dos coordenadores e técnicos municipais no acompanhamento e na execução dos PME. “Estamos aqui reunidos para que eles tirem dúvidas e esclareçam o processo de monitoramento dos planos. Por isso, é muito importante realizar as formações, para que eles não tenham dúvidas na hora de executar suas atividades em seus municípios. E, como esta é a última formação do ano, estamos dando subsídios para que eles concluam o monitoramento e façam também a avaliação do PME”, relata.

A integrante da equipe técnica do Plano Municipal de Educação de São Sebastião do Passé, Ana Angélica da Natividade, fala sobre a importância do encontro. “Essa formação é de suma relevância. A gente fica no município, às vezes cheios de dúvidas, e na maioria das vezes sem orientação, embora tenha o ambiente virtual para falar com os formadores, mas estar aqui, com os formadores, é bem melhor, porque nós temos muitas dúvidas sobre preenchimentos de formulários e de relatórios. A gente sai daqui bem mais capacitado para realizar a atividade no nosso município”, afirmou.

A representante da Secretaria Municipal de Educação de Mata de São João, Auzilane Silva, diz que o momento é esclarecedor. “Eu quero entender um pouco mais sobre o monitoramento do PME, principalmente na parte de reestruturação do plano. Agora é a hora não só de tirar dúvidas, mas de trocar experiências, conhecer como é o trabalho das equipes dos outros municípios e de aprender. Estes momentos são bons pra gente”, declara.

Notícias Relacionadas