Gincana promove arrecadação de alimentos para famílias carentes

Fotos: Patrick Cassiano

Um ato de solidariedade que provoca mais solidariedade e desperta para o exercício da cidadania. Este foi o sentimento que a gincana do Dia do Estudante despertou na comunidade estudantil da Escola Polivalente de Livramento de Nossa Senhora. Durante a gincana, os estudantes mobilizaram os colegas, professores, vizinhos e familiares na arrecadação de donativos. Conseguiram duas toneladas de alimentos, que foram transformados em 204 cestas básicas entregues, na própria escola, a pessoas carentes cadastradas em instituições beneficentes.

A estudante da 8ª série, Julia Miranda, diz que esta foi uma oportunidade de ajudar a quem precisa. “Eu gostei muito da iniciativa desta prova, pois nos ensinou a ser mais solidários. Nossa ação mostra a importância de estarmos atentos às necessidades das outras pessoas, e não só a nossa”.

"A ação mostra a importância de estarmos atentos às necessidades das outras pessoas", estudante, Julia Miranda

Rony Cândido, estudante da 5ª série, fala que se emocionou com o ato da entrega das cestas básicas. “Foi muito gratificante poder realizar essa prova, e muito mais poder fazer a entrega para as famílias que puderam ser beneficiadas com nossa ação”. Sua colega da 7ª série, Emanuele Carvalho, também afirma que “a escola vem trazendo diversas ações nesse sentido e valorizando, ainda mais, a intervenção do estudante na comunidade”.  Gabriel Azevedo, da 8ª série, conta como os estudantes se organizaram para realizar a arrecadação. “A equipe foi dividida em grupos para poder abranger um número maior de bairros, além de entrar em contato com comerciantes para que ajudassem com doações.”

Fotos: Patrick Cassiano

Shirley Alves, diretora da escola, diz que o principal objetivo da ação, que visa integrar escola-comunidade, conforme prevê o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, é despertar os estudantes para ações coletivas de cidadania e solidariedade. “Decidimos realizar essa gincana voltada para uma educação solidária, motivando os alunos a serem mais cidadãos. Então, tivemos provas sobre reciclagem, educação no trânsito e solidariedade. Com a arrecadação, fizemos as cestas básicas e distribuímos um vale para instituições que já possuíam famílias cadastradas. Alunos e professores realizaram a distribuição na unidade escolar,” explica.