Gincanas culturais dinamizam o aprendizado dos estudantes nas escolas da capital e do interior

Foto: Divulgação

Com o objetivo de potencializar a aprendizagem dos estudantes, de forma lúdica e dinâmica, algumas escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior do Estado estão promovendo gincanas culturais. Para a realização da atividade interdisciplinar, os alunos se preparam através de pesquisas e estudos dos temas abordados e que são cobrados em diferentes tarefas, tanto dos conteúdos das disciplinas, como dos projetos de arte e cultura, como o Artes Visuais Estudantis (AVE) e o Dança Estudantil (DANCE).

No Colégio Estadual Manoel Devoto, localizado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, a gincana cultural com o tema “Uma viagem sobre a vida e obra de Jorge Amado”, que acontece até sexta (9), está levando os estudantes a explorarem, de forma artística e contextualizada, as obras do escritor baiano. Cada uma das três equipes leva o nome de uma obra de Jorge Amado. São elas: “Capitães da Areia”, Terras do Sem Fim” e “Tieta do Agreste”.

Para o estudante Felipe da Silva, 18, 3º ano, a gincana tem o objetivo de valorizar a Literatura Brasileira, por meio de uma homenagem ao escritor baiano. “Todos os participantes estão conhecendo ainda mais a história de vida de Jorge Amado e aprendendo a valorizar as suas obras. Além dos conhecimentos obtidos, estamos sendo incentivados ao hábito da leitura e isso é muito bom para o nosso aprendizado”, afirmou.

Com o tema “África – Brasil – Bahia: navegando por esses mares”, a gincana do Colégio Estadual Fernando Spínola, localizado em Vitória da Conquista (436 km de Salvador), que acontece até sexta-feira (9), está explorando nas tarefas a cultura africana e a folclórica brasileira. Cada equipe está identificada por uma cor da bandeira da África (preta, amarela, verde, branca, vermelha e azul). Os projetos de arte e cultura apresentados nas tarefas são: Artes Visuais Estudantis (AVE), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), Dança Estudantil (DANCE), Festival da Canção Estudantil (FACE) e Tempos de Artes Literárias (TAL).

O estudante Samir Pires Ferreira, 14, 8º ano, que faz parte da Equipe Azul, disse que a gincana o fez perder o acanhamento. “A participação nas tarefas me ajudou a superar a timidez, a ter mais desenvoltura e, também, contribuiu para o desenvolvimento do meu lado artístico”, revelou.

Em homenagem ao Dia do Estudante, que é comemorado no dia 11 de agosto, o Colégio Estadual Dr. Orlando, também localizado em Vitória da Conquista, está realizando até esta sexta (9), a “Gincana cultural de produção e conhecimento”, que conta com tarefas sobre música, dança, poesia e desenho. A atividade tem como tema “Aspectos culturais e diversidade brasileira” e visa promover a construção do conhecimento sobre o Brasil nas décadas de 70, 80, 90 e até os dias atuais, bem como despertar o espírito de competição sadia e a conscientização quanto ao zelo do patrimônio escolar.