Governador autoriza construção de escola em Ituaçu e anuncia novo colégio em Tanhaçu

O governador Rui Costa esteve, nesta sexta-feira (4), na região da Chapada Diamantina, onde cumpriu agenda com entregas e assinatura de ordens de serviço. No município de Tanhaçu, acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, Rui visitou a Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães e anunciou a ampliação e modernização da unidade, além da construção de uma nova escola no distrito de Sussuarana. Já em Ituaçu, assinou a ordem de serviço da nova escola que irá sediar a comunidade escolar do Colégio Estadual Frei Pedro Tomas Margallo, com um investimento de R$ 7.985.383,46.

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA
As ações fazem parte do plano de governo para requalificar e construir novas escolas estaduais com alto padrão de infraestrutura, visando atender as comunidades escolares por meio de uma aprendizagem integrada ao esporte, à cultura, arte, iniciação científica e qualificação profissional. Em Ituaçu, onde foi autorizada o início das obras, a nova escola vai contar com dez salas de aula; sala multifuncional; laboratório de ciências; quadra poliesportiva coberta; biblioteca; auditório; refeitório; campo society; e pista de salto.

"As requalificação e construção de novas escolas, por toda a Bahia, vão promover uma melhoria no ensino da rede estadual, com a característica de uma formação integral dos estudantes. E as grandes infraestruturas, acompanhadas dos diversos equipamentos, vão propiciar que, não apenas os estudantes, também a comunidade do município possa utilizar o espaço para o lazer e entretenimento", afirmou o secretário Jerônimo.

A diretora Maria Carmem Brito, do Colégio Estadual Frei Pedro Tomás Margallo, destacou o compromisso do Estado em ofertar uma nova infraestrutura para a comunidade escolar. "Este investimento é muito importante para os estudantes, pois proporciona, além de uma melhoria nas ferramentas de ensino, a integração do esporte e da cultura à aprendizagem. O governador visitou a unidade escolar em 2019 e, hoje, nos mostrou o seu comprometimento em nos entregar uma nova escola".

Para o estudante do 1º ano do noturno, Gabriel Valdomiro, 29, a nova escola é um divisor de águas para o município. "O colégio foi inaugurado em 1989 e sempre teve a mesma estrutura. Esse novo prédio vai proporcionar aos professores melhores condições para ensinar, principalmente pela infraestrutura moderna e o amplo espaço que vamos ter", afirmou.

Milagres - Ainda como parte da agenda, o secretário Jerônimo Rodrigues visitou o Colégio Estadual de Milagres, no município de Milagres. Na oportunidade, dialogou com diretores e educadores sobre a gestão e estrutura da unidade escolar.

Veja aqui outras ações da agenda promovidas nos municípios de Tanhaçu e Ituaçu.