Governador e secretário da Educação visitam colégio em Nordestina e dialogam com a comunidade escolar

Em passagem pela cidade de Nordestina, no Semiárido baiano, o governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, visitaram o Colégio Estadual Doutor Rubem Carneiro. Com a participação dos gestores, professores, estudantes e funcionários, Rui e Jerônimo percorreram as instalações da unidade escolar e dialogaram com a comunidade escolar sobre as demandas institucionais que proporcionem avanços na qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos. Na oportunidade foi anunciada a reforma e a cobertura da quadra poliesportiva da escola.

Fotos: Mateus Pereira GOV/BA
A diretora Daily Carvalho, do Colégio Estadual Doutor Rubem Carneiro, contou que foi muito importante para a comunidade escolar receber a visita do governador e do secretário. “Ficamos felizes com toda a atenção dada por Rui e Jerônimo. Pudemos apresentar a escola, mostrando pontos que acreditamos serem aspectos fundamentais para a melhoria da nossa unidade. Tivemos a participação dos professores e líderes de classe que acompanharam a passagem deles por aqui, contribuindo com o diálogo”, destacou a gestora da escola, que possui 536 estudantes e oferta do Ensino Médio.

O estudante e líder de classe, David Emanoel Machado, do 2º ano do Ensino Médio, falou sobre este dia diferente. “Fiquei honrado em estar presente em um momento histórico da educação de Nordestina. A humildade de ir nos ouvir na escola não teve preço. Entregamos uma solicitação para a reforma e cobertura da quadra que foi prontamente aceita, nos deixando muito felizes”, ressaltou.

Mais ações

Em visita à cidade, o governador Rui Costa entregou um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água com dessalinizador, na localidade de Retiro, e autorizou a celebração de dois convênios do Projeto Bahia Produtiva, no âmbito dos editais ‘Qualificação de Agroindústrias’ e ‘Socioambientais Quilombolas’.

“Além dessa entrega na área de abastecimento de água, autorizei a implantação de mais um sistema simplificado na zona rural da cidade. Eu digo sempre que água é sinônimo de saúde e de vida. Por isso continuamos percorrendo o interior para entregar esse tipo de equipamento. Ainda nesta sexta, assinei mais dois contratos do Bahia Produtiva, para ajudar o nosso povo a produzir mais”, destacou o governador.

A capacitação no novo sistema de abastecimento é feita diretamente através de um poço tubular a partir de bomba submersa. O investimento de R$ 180 mil irá beneficiar 16 famílias. A chegada da água potável na casa da agricultora Alexandrina Ferreira foi a realização de um sonho. “A gente vivia aqui numa seca muito grande e muitas vezes a água salobra era a única coisa disponível para beber. Essa obra aqui mudou pra sempre nossas vidas”.

Agricultura familiar

O Bahia Produtiva é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), voltada para financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado. Em Nordestina, os dois projetos contemplados somam um investimento de mais de R$ 451 mil, que vai beneficiar 41 famílias.

Também na oportunidade, o governador Rui Costa participou da inauguração do novo Ginásio de Esportes e da Sala de Raio-X do Hospital Otto Alencar.