Governador fala sobre investimentos nas áreas da educação, saúde e segurança

Nesta terça-feira (31), o governador Rui Costa conduziu o programa semanal Papo Correria, veiculado pelos seus canais nas redes sociais. Ao longo da conversa com internautas, ele falou sobre diversos investimentos do Governo do Estado na melhoria da qualidade de vida dos baianos e baianas. Entre os assuntos, a educação ganhou destaque, uma vez que de 2001 até agora, já foram licitados mais de R$ 3,5 bilhões em obras na área de educação.

“São 200 novas escolas e mais 400 escolas que nós estamos ampliando, requalificando. Nós começaremos a inaugurar esse novo padrão de escola já agora, a partir do final de junho. A primeira será em Teixeira de Freitas. O governador destacou que 90% dos estudantes baianos são alunos de escola pública. “Hoje temos médicos, engenheiros, pessoas que estudaram na escola pública”. Ele enfatizou ainda que 70% do Ensino Fundamental II em Salvador, que seria de responsabilidade da prefeitura, está sendo realizado pelo Governo do Estado.

A permanência e a importância do programa Bolsa Presença foi outro assunto abordado ao longo do Papo Correria. “O Bolsa Presença é um programa regular, estipulado por lei, que prevê ajuda financeira para que jovens de famílias de baixa renda se mantenham na escola. Nosso maior problema é a evasão escolar. Nosso desempenho de nota tem melhorado a cada ano, mas precisamos evitar o abandono escolar. Por isso, criamos o Bolsa Presença. Os estudantes que ainda não se inscreveram, procurem a direção da escola para fazer a sua inscrição”, pontuou.

Teixeira de Freitas

O governador enfatizou que só em escolas, no município de Teixeira de Freitas, estão sendo investidos R$ 50 milhões. “E nós temos também o Hospital Regional da Costa das Baleias, que está sendo construído em Teixeira. São mais R$ 200 milhões. Já havíamos feito lá a Policlínica, vamos fazer a nova Rodoviária. Nenhum governo investiu em Teixeira de Freitas o que nós estamos fazendo até dezembro. A cidade está chegando a 80% de cobertura de esgotamento sanitário, um dos maiores índices do Brasil em cobertura sanitária. Também temos investimentos de abastecimento de água, com a expansão da rede. E estamos ainda finalizando o retorno dos voos para o município, terminando a negociação com as companhias aéreas, negociando a renúncia fiscal com as empresas”.

Para mais conferir mais ações, clique aqui.

Repórter: Raul Rodrigues/ SECOM BA