Governador Rui Costa visita Cetep do Recôncavo II Alberto Torres nesta sexta-feira

O Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres (Cetep), localizado no município de Cruz das Almas, no Território de Identidade do Recôncavo, recebe, na próxima sexta-feira (dia 23/01), a visita do governador Rui Costa, que vai estar acompanhado do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. O objetivo da visita é estabelecer uma maior aproximação com a comunidade escolar, mantendo o diálogo e reafirmando o compromisso do Pacto pela Educação na Bahia, projeto que tem o objetivo de reunir prefeituras, estudantes, pais, professores, gestores e comunidade em geral para melhorar a qualidade da educação básica.

Maria José Cedraz Silva de Oliveira, diretora do Cetep, fala sobre a importância da visita. “Esta será a primeira vez que recebemos a visita de um governador, que, de perto, verá os serviços educacionais que prestamos, por meio da Educação Profissional, aos jovens e trabalhadores cruzalmenses e do Território. Um momento oportuno, junto com a participação da comunidade, para mostrarmos a realidade vivenciada, fortalecendo os pontos positivos e tentando solucionar o que precisa ser alterado”, disse.

Na oportunidade, os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Agroecologia, Informática, Fruticultura, Zootecnia, Logística e Secretariado irão expor projetos de tecnologia social e intervenção social desenvolvido em benefício da comunidade. A estudante Ingrid Souza, 20 anos, aluna do curso técnico em Agroecologia, irá expor o projeto “Intervenção Ambiental e Paisagismo”, que consiste na revitalização de área externa do Centro.  “Estou ansiosa para mostrar o que estamos aprendendo aqui no Cetep, a exemplo deste projeto de intervenção, que nos impulsiona à prática junto a outras escolas da rede estadual e municipal”, afirmou.

Ana Rita Pereira da Silva, professora das disciplinas técnicas Educação, Legislação e Defesa Ambiental e Olericultura, dos cursos técnicos em Agroecologia, Agropecuária, Fruticultura e Zootecnia, conta que a visita reafirma o compromisso do governo em está próximo da comunidade interna e externa. “Nos sentimos prestigiados e contentes por vivenciar, mais uma vez, o diálogo com o governo, apresentando o trabalho realizado cotidianamente. Também almejamos a continuidade dos investimentos para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional”, disse.

Sobre o Cetep –  O Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres (Cetep), em Cruz das Almas, é um dos 33 Cetep  criados pelo Governo do Estado com o objetivo de ofertar cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional para a melhoria da formação dos jovens e trabalhadores do Território de Identidade do Recôncavo. Foi instituído pela portaria nº 9.876, de 11 de dezembro de 2012, em substituição ao antigo Colégio Estadual Alberto Torres.

Atualmente, o Cetep conta com 1.157 matriculados nos cursos técnicos de nível médio em: Análises Clínicas, Agroecologia, Agropecuária, Administração, Informática, Logística, Secretariado, Segurança do Trabalho, Vendas, Fruticultura e Zootecnia, além de 17 matriculados no curso de qualificação profissional em Administração Saúde.

A comunidade de Cruz das Almas também é beneficiada com a oferta dos cursos de qualificação em Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas com Uso do Frio e Recepcionista por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao todo, estão matriculados 140 estudantes. As aulas são ministradas no próprio Cetep.

Além da oferta em Cruz das Almas, a população do Território de Identidade do Recôncavo é beneficiada com quatro Centros de Educação Profissional sediados nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro e Maragogipe, além de seis unidades escolares de ensino médio que ofertam cursos técnicos nos municípios de Nazaré, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Cachoeira e também em Cruz das Almas.

Desde que assumiu o governo, Rui Costa visitou unidades de ensino da rede estadual nos municípios de Nova Redenção, Itapetinga, Muritiba, Itabuna e Salvador. Depois de Cruz das Almas, neste sábado (24/01), é a vez da comunidade escolar do Colégio Estadual Manoel José de Andrade, em Planaltino, a 322 km da capital baiana, receber o chefe do executivo e o gestor da Secretaria da Educação do Estado.