Governador Rui Costa visita unidades escolares em Irecê

Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA
Estudantes, gestores, educadores e funcionários do Colégio Estadual Luís Viana Filho, localizado em Irecê (478 km de Salvador), receberam, nesta sexta-feira (16), a visita do governador Rui Costa, que também conheceu as estruturas físicas e pedagógicas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Irecê. Com estas duas, já são 363 unidades escolares da rede estadual visitadas pelo governador Rui durante a sua gestão. Também no município, o gestor estadual inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade.

Durante o encontro no Colégio Luís Viana Filho, Rui Costa dialogou com a comunidade escolar sobre algumas demandas da unidade e, também, aproveitou para conhecer as instalações da escola, como salas de aula, cozinha e quadra esportiva. “Ficamos muito felizes com a presença de Rui na nossa escola, que pela primeira vez recebeu um governador. Sentimos muita confiança nas palavras de Rui Costa em relação ao atendimento das demandas do nosso colégio. Ele, realmente, teve um olhar especial para a nossa unidade”, disse a diretora Marli Miranda.

No CJCC de Irecê, o governador, acompanhado do subsecretário da Educação, Danilo Souza, visitou o ambiente escolar e se reuniu com os gestores, professores e coordenadores pedagógicos para conhecer de perto o trabalho realizado no Centro Juvenil. “A visita de Rui Costa em nosso espaço foi muito importante, especialmente pela sua capacidade de escuta. Ele ouviu atentamente as nossas propostas e destacou que seu objetivo é ampliar o CJCC em outras escolas da rede”, destacou o vice-diretor Ulisses Smaneoto.

A coordenadora pedagógica do CJCC de Irecê, Edila Fernandes Cunha, também comentou sobre a visita do governador. “Em meio à uma concorrida agenda que é a do governador, ele ter vindo nos visitar teve um significado muito grande. E, mais do que isso, ele fez questão de se reunir com a gente para conhecer o trabalho que realizamos com 300 estudantes da rede estadual no contraturno do ensino regular matriculados na nossa unidade”.

Já a comunidade escolar do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê recebeu a visita, também nesta sexta-feira, do subsecretário Danilo Souza.

Outras agendas
Ainda em Irecê, O governador Rui Costa inaugurou a pavimentação asfáltica do trecho entre o campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Mercado do Produtor; e a requalificação total da Avenida Adolfo Moitinho. Além disso, Rui autorizou a publicação do edital de licitação para a recuperação da BA-148, no trecho que passa por Irecê, Ibititá, Ibipeba e Barra do Mendes, beneficiando 74 mil habitantes, com um investimento de R$ 10,7 milhões.

Rui Costa também autorizou a licitação para implantação da Hemodinâmica Cardiológica do Hospital Regional Dr. Mário Dourado. O investimento é de R$ 2,9 milhões. Ainda na ocasião, foram entregues três ambulâncias para Irecê, Mulungu do Morro e João Dourado, e uma pick-up para Barra do Mendes.

Também foi anunciada a construção de um setor de Oncologia na cidade, com previsão de início das obras até dezembro de 2019. “Estamos regionalizando o atendimento de alta complexidade no estado”, afirmou Rui, que também anunciou a instalação permanente de uma das seis carretas do Programa de Rastreamento de Câncer de Mama e de Colo de Útero na Policlínica Regional de Irecê.

O governador ainda inaugurou o Espaço Colaborar, que tem como objetivo promover a inclusão sociodigital produtiva. Serão oferecidos espaços maker, treinamento/formação, socialização, reunião, vídeo conferência e jogos.

Antes de deixar Irecê, o governador irá visitar o Colégio Estadual Luís Viana Filho. Na ida à unidade escolar, Rui Costa conversou com estudantes, professores e direção, para ouvir as demandas da comunidade e avaliar melhorias para a escola, repetindo o que tem feito na maioria das visitas ao interior do estado.