Governo da Bahia entrega laboratórios no Colégio Estadual Sete de Setembro em Sento Sé

O Governo da Bahia, inaugurou, neste sábado (16/9), cinco novos laboratórios no Colégio Estadual Sete de Setembro, localizado em Sento Sé.

São laboratórios de Fisica, Quimica, Biologia, Matemática e Informática, devidamente equipados, para atender aos estudantes da Educação Profissional e do Ensino Médio. Os laboratórios contam com microscópios, GPS, minibalanças, serra circular, caixa de máscaras com válvula, além de materias diversos voltados para a prática da Agropecuária. O laboratório de Informática conta com 20 computadores conectados à internet através de banda larga. Os equipamentos fazem parte do programa Programa Brasil Profissionalizado, somando recursos estaduais e federais da ordem de R$ 689 mil.

“Esta entrega é importante para a comunidade escolar e comprova a prioridade do Governo do Estado para a Educação. São equipamentos como estes que contribuem para que os estudantes ampliem seus conhecimentos com atividades práticas e vão de encontro a uma vocação profissional, contribuindo, inclusive para o desenvolvimento local”, destacou o secretário Walter Pinheiro.

O Colégio oferta cursos técnicos em Administração, Agropecuária, Serviços Públicos e de qualificação em Administração, além do Ensino de Jovens e Adultos e Ensino Médio. Segundo o diretor da unidade, José Pereira dos Santos, “os novos laboratórios representam uma motivação para os alunos, ao ter estes equipamentos à disposição para melhorar o aprendizado. Porque só a teoria limita os conhecimentos e os laboratorios trazem esta possibilidade das atividades práticas”, destacou.

Na ocasião, o governador também anunciou a construção de uma Unidade de oncologia (Unacon), inaugurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS), entregou 519 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) aos produtores rurais da região e assinou convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva e Pró-Semiárido.

“Hoje aqui anunciamos um investimentos de mais de R$ 20 milhões, na BA 210, na escola, com a inauguração de cinco laboratórios, mais a reforma completa, e de uma UBS, vamos fazer praça, enfim, ações para melhorar a infraestrutura, a saúde e a educação aqui em Sento Sé. Além, evidentemente, dos investimentos regionais, já que vamos iniciar a construção da Unidade de Oncologia da região norte e da policlínica regional para atender 12 municípios, inclusive, a cidade de Sento Sé”, afirmou Rui.

No trecho licitado para a obra na BA-210 registra um tráfego diário de 290 veículos. Para o motorista Ricky Seixas, o investimento vai ter um impacto positivo. “Para quem dirige nessas vias é muito bom, não só para quem trabalho dirigindo, como eu, mas para todos. Vamos poder fazer o percurso muito mais rapidamente e com mais segurança. É a obra que e gente está precisando”.

O governador autorizou ainda onze convênios para limpeza, ampliação e requalificação de aguadas, entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural e o Consórcio Público Sustentável do Território do Sertão do São Francisco, formado pelas dez prefeituras filiadas – Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho.

Também foram inaugurados cinco laboratórios básicos no Colégio Estadual Sete de Setembro, no valor de R$ 689 mil. A unidade Compartilhada de Educação Profissional, os cursos de qualificação em administração e técnico em administração, agropecuária e serviços públicos.

Convênios

Durante a cerimônia foi entregue uma caçamba com capacidade de carga de oito mil litros para a prefeitura de Santo Sé e assinados quatro convênios, totalizando um valor de mais de R$ 1 milhãodos. A Associação dos Moradores de Brejo da Brasida foi contemplada com recurso do programa Bahia Produtiva para aquisição de um caminhão destinado ao transporte dos animais em pé - oito reprodutores caprinos e oito reprodutores ovinos -, além de uma tanque de resfriamento e um veículo utilitário.

Para o programa Pró-Semiárido, foram contempladas as associações dos Esportistas, Estudantes e Agricultores de Lages, dos Pequenos Agropecuaristas da Fartura e de produtores rurais e moradores da comunidade de Brejo de Fora.

Com informações da Secom Bahia