Governo da Bahia entrega novos ônibus para estudantes da Zona Rural

O governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, e o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, entregaram, nesta quinta-feira (07/11), no estacionamento da Secretaria da Educação (Centro Administrativo da Bahia – CAB), as chaves de 76 ônibus escolares a prefeitos baianos. Com estes, já são 116 novos ônibus escolares entregues em 2013, por meio do Programa Caminho da Escola, desenvolvido em parceria pelos governos Federal e Estadual, beneficiando estudantes que moram na zona rural com transporte seguro e de qualidade. Confira todas as fotos em nosso Flickr

“Esse investimento é fundamental para nossos estudantes da zona rural. Estamos entregando para essa comunidade ônibus novos, bem equipados, apropriados para cadeirantes. No ano que vem, quero conseguir mais 250 veículos. Com isso, estaremos proporcionando ainda mais condições aos prefeitos e garantindo segurança e qualidade no transporte escolar para que nossos jovens estejam em sala de aula”, afirmou o governador Jaques Wagner.

O secretário Osvaldo Barreto reforçou que o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Governo do Estado, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias da zona rural brasileira. “Este ano, o Estado aumentou de R$ 39 milhões para R$ 65 milhões os recursos destinados ao Programa Estadual de Transporte Escolar da Bahia (Pete), o que representa um incremento de 60% nos recursos destinados aos municípios”, afirmou o secretário.

Investimento - O investimento, completou o gestor, representa o fortalecimento de uma política de transporte escolar adequada e segura aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual residentes em zonas rurais, contribuindo para a qualificação na Educação da Bahia. “O Pete conta, hoje, com a parceria de quase 100% dos municípios baianos, que, por meio das prefeituras, recebem do Estado o repasse dos recursos”. Os ônibus são repassados por meio de regime de comodato, gradativamente, na medida em que são vistoriados pelo Inmetro e após a regularização da documentação. O critério de escolha levou em consideração o número de estudantes transportados e a área do município.

O ato de entrega dos ônibus contou com as presenças de parlamentares e representantes de entidades sociais. Os prefeitos comemoravam a concessão. “Somos gratos ao Governo do Estado e à Secretaria da Educação por esse investimento na Educação da Bahia. O recebimento de mais um ônibus escolar beneficia os estudantes do nosso município”, disse o prefeito de Valente, Ismael Ferreira de Oliveira.

“Esse investimento é fundamental para nossos estudantes da zona rural. No ano que vem, quero conseguir mais 250 veículos. Com isso, estaremos proporcionando ainda mais condições aos prefeitos e garantindo segurança e qualidade no transporte escolar para que nossos jovens estejam em sala de aula”. Jaques Wagner - Governador da Bahia

O prefeito de Sapeaçu, Jonival Lucas, também falou sobre o investimento. “O meio de locomoção proporciona aos estudantes da zona rural mais qualidade de vida e melhoria no seu aprendizado”. A prefeita Domingas Souza da Paixão, de Governador Mangabeira, contabilizou o somatório de 11 veículos escolares para a zona rural com a aquisição de mais um ônibus. “É muito importante para a comunidade escolar da zona rural e para o desenvolvimento da Educação em nosso Estado. Estamos todos muito felizes”, declarou.

Já o prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas, completou que “essa é uma conquista muito importante para a Educação do Estado porque vai contemplar uma demanda de três mil alunos da zona rural do município”.

Transporte seguro – O programa Caminho da Escola foi criado, em 2007, pelo Governo Federal, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução do abandono escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O Caminho da Escola fortalece as ações do Estado realizadas por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar da Bahia (Pete-BA).

Sobre os ônibus – Com quase 11 metros de comprimento, os ônibus entregues comportam 55 alunos sentados. Um dos pontos de destaque é a acessibilidade.  Os veículos possuem Plataforma Elevatória. Os elevadores são equipados com controles de acesso rápido, facilitando a entrada e a saída do aluno com cadeira de rodas, que tem um espaço reservado no interior do veículo. Além de proporcionar maior segurança a quem tem qualquer dificuldade de locomoção, o transporte caracteriza-se por ser acessível e seguro para todos.