Governo da Bahia inaugura Centro de Intermediação Tecnológica no município de Barra na sexta-feira

O governador Rui Costa inaugura, na sexta-feira (10/04), no município de Barra, região do Vale do São Francisco, o Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemit). Na ocasião, o governador vai fazer um pronunciamento para 17 mil estudantes que cursam o ensino médio em 665 salas de aula localizadas na zona rural de 150 municípios. O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) assegura o ensino médio à população baiana em áreas remotas do Estado.

O Cemit de Barra será responsável pela gestão administrativa, financeira e técnica do EMITec nos municípios de Barra, Ibotirama, Muquém de São Francisco e região circunvizinha, que, juntos, respondem pelo atendimento a, aproximadamente, 930 estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. O Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, já implantou dez centros similares nas cidades de Juazeiro, Valença, Jequié, Irecê, Barreiras, Serrinha, Senhor do Bonfim, Bom Jesus da Lapa, Seabra e Vitória da Conquista.

Ainda na sexta-feira, às 11h30, Rui Costa visita a Escola Municipal Hélcio Freitas de Andrade, onde se reúne com gestores, professores, estudantes e pais de alunos. O encontro visa aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem, por meio do Pacto pela Educação na Bahia. Já no sábado (11/04), durante visita a Conceição de Feira, o governador visita o Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro e a a Escola Municipal Vivaldo Bitencourt.

MAIS SOBRE O EMITEC
Aliando tecnologia e interatividade, o EMITec vence a dimensão geográfica da Bahia, que detém a maior população rural do País (cerca de 3,7 milhões de habitantes/IBGE), e garante que os estudantes que moram em áreas remotas da Bahia possam cursar e concluir o ensino médio em salas próximas aos locais onde moram.

Implantado em 2010 pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o EMITec já beneficiou 61.717 estudantes. No total, 15.842 estudantes concluíram o ensino médio. A dinâmica do EMITec é estruturada de forma que o estudante que cursa o ensino médio nestas localidades, esteja, de fato, dentro de uma sala de aula, com todos os recursos que o espaço pode oferecer. Desta forma, as aulas são transmitidas via satélite, em tempo real, diretamente do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e ministradas por professores da rede estadual.

Nas telessalas, os alunos contam com a presença de professores mediadores, que fazem a interlocução de dúvidas para os professores em estúdio e aplicam as avaliações, que são por área e interdisciplinares. A comunicação também é realizada via chat em tempo real.