Governo da Bahia lança Programa Inova Escola e reinaugura colégio em Salvador

A comunidade do bairro de Arenoso, em Salvador, comemorou a reinauguração do Colégio Estadual Norma Ribeiro, nesta terça-feira (20), com infraestrutura reformada e novas formas de inovações pedagógicas envolvendo a tecnologia e a inovação. A unidade, que era denominada de Colégio Estadual Antonio Sérgio Carneiro, tem 32 anos de funcionamento e, também, foi contemplada com o Programa Inova Escola, implantado por meio da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e da Fundação Telefônica Vivo, passando a ser a primeira unidade escolar de Ensino Médio do país a receber o título de “Escola do Século XXI”. O evento contou com as presenças do governador Rui Costa, do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, do diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, além de professores, estudantes, funcionários e moradores do bairro.

O secretário Walter Pinheiro ressaltou a importância da parceria para a escola, que recebeu um investimento de R$ 1,6 milhão, sendo R$ 800 diretamente na infraestrutura. “O grande eixo desta parceria é o pedagógico, pois não se faz escola do futuro sem pedagogia e é obvio que a parceria com a Telefônica traz, de forma muito decisiva, o que ela tem feito no mundo inteiro e até algumas coisas no Brasil como é o caso de São Paulo e Pernambuco, mas, principalmente essa adoção de novas práticas na escola com laboratórios, com essa modificação do contexto, eliminando essa história de sala de aula e partindo efetivamente para ter uma escola que possa trabalhar um novo aprendizado a partir exatamente deste novo tempo”.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, a iniciativa beneficiará toda a comunidade escolar. “A ideia é que se mude a prática do professor em sala de aula, pois ele não é mais um expositor de conteúdo e, sim, um mediador e provocador, direcionando o conhecimento dos estudantes e, isso, pressupõe toda uma qualificação e preparação com a entrada da tecnologia na conexão, aulas de robótica, de empreendedorismo e outras ações”, afirmou.

Dentre as intervenções já pensadas para a unidade escolar, destacam-se a formação de professores; a flexibilização da aprendizagem por aluno e a criação de espaços diferentes de estudos. Neste sentido, já foi criada uma área de integração para que os estudantes possam desenvolver projetos. A unidade escolar também já tem infraestrutura com banda larga, tablets e computadores e receberá, ainda, kits de robótica, para potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Motivação - A estudante Tauna Santos, 17, do 2º ano, conta que se surpreendeu com a nova estrutura tanto física quanto pedagógica do colégio. “Estudo aqui desde o 7° ano e durante todo este tempo venho percebendo a evolução deste colégio. Agora, podemos sair do tradicional e usar tablets para poder pesquisar os conteúdos nas aulas e isso é muito bom porque nos estimula ainda mais. O colégio também está mais bonito e agradável”, diz, entusiasmada.

Kaique Costa, 14, 9º ano, aproveitou a ocasião para mostrar sua habilidade com desenhos. Este talento o levou a criar uma revista em quadrinhos contando a história do colégio através do suporte pedagógico de alguns professores participantes do processo de formação em andamento, realizado por uma equipe da Fundação Telefônica Vivo e técnicos da Secretaria da Educação. “Estou muito feliz por ter criado algo útil usando a minha criatividade. O apoio dos professores foi muito importante porque desenvolvi, ainda mais, a minha criatividade e, com isso, posso incentivar outros estudantes”, afirma animado, com a volta às aulas.

Homenagem – O filho de Norma Ribeiro, Jorge Juruna, recebeu, das mãos do governador, uma placa em homenagem à líder comunitária que, em vida, contribuiu para a fundação da unidade escolar e que, por escolha da comunidade, passou a dar nome ao colégio. Outro destaque da reinauguração, foi uma exposição de alguns projetos desenvolvidos no colégio como produções de vídeos, Show de Talentos, Cine Debate, Hora do Rango, Placar, Exposição de Memórias, Banca Cultural e Biblioteca Física dos Sonhos. Para encerrar o evento, alguns estudantes realizaram apresentações de dança.