Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Governo da Bahia lança Programa Inova Escola e reinaugura colégio em Salvador
Governo da Bahia lança Programa Inova Escola e reinaugura colégio em Salvador
Publicado em ter, 20/02/2018 - 12:15 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
A comunidade do bairro de Arenoso, em Salvador, comemorou a reinauguração do Colégio Estadual Norma Ribeiro, nesta terça-feira (20), com infraestrutura reformada e novas formas de inovações pedagógicas envolvendo a tecnologia e a inovação. A unidade, que era denominada de Colégio Estadual Antonio Sérgio Carneiro, tem 32 anos de funcionamento e, também, foi contemplada com o Programa Inova Escola, implantado por meio da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e da Fundação Telefônica Vivo, passando a ser a primeira unidade escolar de Ensino Médio do país a receber o título de “Escola do Século XXI”. O evento contou com as presenças do governador Rui Costa, do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, do diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, além de professores, estudantes, funcionários e moradores do bairro.
O secretário Walter Pinheiro ressaltou a importância da parceria para a escola, que recebeu um investimento de R$ 1,6 milhão, sendo R$ 800 diretamente na infraestrutura. “O grande eixo desta parceria é o pedagógico, pois não se faz escola do futuro sem pedagogia e é obvio que a parceria com a Telefônica traz, de forma muito decisiva, o que ela tem feito no mundo inteiro e até algumas coisas no Brasil como é o caso de São Paulo e Pernambuco, mas, principalmente essa adoção de novas práticas na escola com laboratórios, com essa modificação do contexto, eliminando essa história de sala de aula e partindo efetivamente para ter uma escola que possa trabalhar um novo aprendizado a partir exatamente deste novo tempo”.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, a iniciativa beneficiará toda a comunidade escolar. “A ideia é que se mude a prática do professor em sala de aula, pois ele não é mais um expositor de conteúdo e, sim, um mediador e provocador, direcionando o conhecimento dos estudantes e, isso, pressupõe toda uma qualificação e preparação com a entrada da tecnologia na conexão, aulas de robótica, de empreendedorismo e outras ações”, afirmou.
Dentre as intervenções já pensadas para a unidade escolar, destacam-se a formação de professores; a flexibilização da aprendizagem por aluno e a criação de espaços diferentes de estudos. Neste sentido, já foi criada uma área de integração para que os estudantes possam desenvolver projetos. A unidade escolar também já tem infraestrutura com banda larga, tablets e computadores e receberá, ainda, kits de robótica, para potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Motivação - A estudante Tauna Santos, 17, do 2º ano, conta que se surpreendeu com a nova estrutura tanto física quanto pedagógica do colégio. “Estudo aqui desde o 7° ano e durante todo este tempo venho percebendo a evolução deste colégio. Agora, podemos sair do tradicional e usar tablets para poder pesquisar os conteúdos nas aulas e isso é muito bom porque nos estimula ainda mais. O colégio também está mais bonito e agradável”, diz, entusiasmada.
Kaique Costa, 14, 9º ano, aproveitou a ocasião para mostrar sua habilidade com desenhos. Este talento o levou a criar uma revista em quadrinhos contando a história do colégio através do suporte pedagógico de alguns professores participantes do processo de formação em andamento, realizado por uma equipe da Fundação Telefônica Vivo e técnicos da Secretaria da Educação. “Estou muito feliz por ter criado algo útil usando a minha criatividade. O apoio dos professores foi muito importante porque desenvolvi, ainda mais, a minha criatividade e, com isso, posso incentivar outros estudantes”, afirma animado, com a volta às aulas.
Homenagem – O filho de Norma Ribeiro, Jorge Juruna, recebeu, das mãos do governador, uma placa em homenagem à líder comunitária que, em vida, contribuiu para a fundação da unidade escolar e que, por escolha da comunidade, passou a dar nome ao colégio. Outro destaque da reinauguração, foi uma exposição de alguns projetos desenvolvidos no colégio como produções de vídeos, Show de Talentos, Cine Debate, Hora do Rango, Placar, Exposição de Memórias, Banca Cultural e Biblioteca Física dos Sonhos. Para encerrar o evento, alguns estudantes realizaram apresentações de dança.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores