Governo da Bahia realiza eleição para dirigente escolar em todas as escolas da rede estadual

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Professores, estudantes, pais ou responsáveis e funcionários têm um compromisso importante com a democracia na escola, nesta quinta-feira (10/12), quando vão acontecer as eleições para dirigentes escolares, simultaneamente, em todos as escolas da rede estadual. O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, acompanhará a eleição, nos colégios estaduais Mário Augusto Teixeira de Freitas (em Nazaré, às 9h) e Duque de Caxias (na Liberdade, às 10h), em Salvador.

Podem votar nas eleições de diretores escolares: professores, coordenadores pedagógicos, servidores públicos em exercício na unidade escolar e estudantes a partir de 12 anos de idade com frequência regular. Os pais ou responsável, cujos nomes foram indicados no ato da matrícula do aluno, também votam, bastando se dirigir à escola e apresentar documento de identificação com foto.

As eleições serão realizadas nos três turnos e acompanhadas por uma comissão escolar, formada por indicação do colegiado escolar, por representantes da Secretaria Estadual da Educação, por meio dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) e, ainda, por uma Comissão Seletiva Central formada por representantes da Secretaria da Educação, APLB-Sindicato e Procuradoria Geral do Estado. Além disso, cada chapa terá fiscais para acompanhar a votação. A apuração e divulgação dos resultados deverão ocorrer, ainda na noite desta quinta-feira.

“É muito importante a nossa participação porque passamos a ter uma relação mais direta com o dirigente”Cassiano Ferreira Leite

Neste processo eleitoral, a novidade é que o Governo da Bahia, por meio do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, ampliou o peso dos votos dos alunos e dos pais para 55%. “Todas as pesquisas indicam que a boa gestão e a participação das famílias são elementos fundamentais para a melhoria da educação”, pontua o secretário Osvaldo Barreto.

Nas escolas, no dia em que antecipa as eleições, a movimentação foi intensa. “É muito importante a nossa participação porque passamos a ter uma relação mais direta com o dirigente”, afirma o líder de classe Cassiano Ferreira Leite, 18 anos, aluno do 3º ano do Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, na capital baiana. “É fundamental que todos participem deste processo de inclusão de todos os atores no processo de ensino e de aprendizagem para que se sintam participativos na gestão escolar”, completou o professor de Física, Michel Costa.

Sempre presente na vida escolar do seu filho, Edmundo Neto, 21 anos, 3º ano do Rômulo Almeida, o Sr. Edmundo Campos declarou que está feliz com a nova forma de eleger os dirigentes escolares. “Estou gostando da preocupação do governador Rui Costa em incentivar a participação da família nas escolas. A eleição democrática é fundamental para consolidar este processo”.

No Colégio Estadual Vale dos Lagos, no bairro do Vale dos Lagos, em Salvador, a estudante Linara Santos, 15 anos, 6ª série, também se posicionou: “É muito importante que todos participem de uma eleição que tem a ver com a nossa vida escolar. É também uma forma de começarmos a aprender a escolher os nossos dirigentes municipal, estadual e federal”.

Mais família
A participação da família no processo eleitoral também ganha força nas eleições deste ano, sobretudo, com a atuação do Colegiado Escolar, conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes.