Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Governo da Bahia realiza eleição para dirigente escolar em todas as escolas da rede estadual
Governo da Bahia realiza eleição para dirigente escolar em todas as escolas da rede estadual
Publicado em qui, 10/12/2015 - 09:22 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Professores, estudantes, pais ou responsáveis e funcionários têm um compromisso importante com a democracia na escola, nesta quinta-feira (10/12), quando vão acontecer as eleições para dirigentes escolares, simultaneamente, em todos as escolas da rede estadual. O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, acompanhará a eleição, nos colégios estaduais Mário Augusto Teixeira de Freitas (em Nazaré, às 9h) e Duque de Caxias (na Liberdade, às 10h), em Salvador.
Podem votar nas eleições de diretores escolares: professores, coordenadores pedagógicos, servidores públicos em exercício na unidade escolar e estudantes a partir de 12 anos de idade com frequência regular. Os pais ou responsável, cujos nomes foram indicados no ato da matrícula do aluno, também votam, bastando se dirigir à escola e apresentar documento de identificação com foto.
As eleições serão realizadas nos três turnos e acompanhadas por uma comissão escolar, formada por indicação do colegiado escolar, por representantes da Secretaria Estadual da Educação, por meio dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) e, ainda, por uma Comissão Seletiva Central formada por representantes da Secretaria da Educação, APLB-Sindicato e Procuradoria Geral do Estado. Além disso, cada chapa terá fiscais para acompanhar a votação. A apuração e divulgação dos resultados deverão ocorrer, ainda na noite desta quinta-feira.
“É muito importante a nossa participação porque passamos a ter uma relação mais direta com o dirigente”, Cassiano Ferreira Leite
Neste processo eleitoral, a novidade é que o Governo da Bahia, por meio do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, ampliou o peso dos votos dos alunos e dos pais para 55%. “Todas as pesquisas indicam que a boa gestão e a participação das famílias são elementos fundamentais para a melhoria da educação”, pontua o secretário Osvaldo Barreto.
Nas escolas, no dia em que antecipa as eleições, a movimentação foi intensa. “É muito importante a nossa participação porque passamos a ter uma relação mais direta com o dirigente”, afirma o líder de classe Cassiano Ferreira Leite, 18 anos, aluno do 3º ano do Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, na capital baiana. “É fundamental que todos participem deste processo de inclusão de todos os atores no processo de ensino e de aprendizagem para que se sintam participativos na gestão escolar”, completou o professor de Física, Michel Costa.
Sempre presente na vida escolar do seu filho, Edmundo Neto, 21 anos, 3º ano do Rômulo Almeida, o Sr. Edmundo Campos declarou que está feliz com a nova forma de eleger os dirigentes escolares. “Estou gostando da preocupação do governador Rui Costa em incentivar a participação da família nas escolas. A eleição democrática é fundamental para consolidar este processo”.
No Colégio Estadual Vale dos Lagos, no bairro do Vale dos Lagos, em Salvador, a estudante Linara Santos, 15 anos, 6ª série, também se posicionou: “É muito importante que todos participem de uma eleição que tem a ver com a nossa vida escolar. É também uma forma de começarmos a aprender a escolher os nossos dirigentes municipal, estadual e federal”.
Mais família
A participação da família no processo eleitoral também ganha força nas eleições deste ano, sobretudo, com a atuação do Colegiado Escolar, conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes.
A participação da família no processo eleitoral também ganha força nas eleições deste ano, sobretudo, com a atuação do Colegiado Escolar, conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo