Governo da Bahia visita Colégio Estadual em Mutuípe

O sábado (18) foi diferente para os estudantes do Colégio Estadual Ruy Barbosa, localizado no município de Mutuípe (246 km de Salvador), que receberam a visita do governador do Estado Rui Costa, acompanhado pelo chefe de gabinete da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Cláudio Santos Silva. Os estudantes e professores apresentaram as instalações da escola, cuja área recreativa e o jardim chamam a atenção pelo aproveitamento de materiais recicláveis, como pneus, garrafas pet e latas de alumínio.

O estudante Luan Santos de Jesus, 16 anos, do 9° ano, fala que o governador, ao fazer estas visitas, mostra o valor da escola pública. “Não sabia que o governador do Estado estudou em escola estadual. Fiquei contente e honrado em saber que ele viria acompanhar um pouco da nossa rotina escolar”, diz o estudante.

Ana Cristina de Jesus Santos, 16, do 9° ano, fala sobre a importância da visita e a repercussão junto à comunidade escolar. “É muito bom este contato do governador com as escolas porque ele fica sabendo como tudo funciona, além dos projetos que são promovidos”, afirma a estudante. Já a auxiliar de merenda escolar, Priscila Oliveira dos Santos diz: “nunca imaginei conhecer o governador, estava na expectativa desde quando soube que ele vinha”, revela.

A professora de Inglês conta que ficou lisonjeada. “Fiquei muito contente porque dentre as escolas da região a nossa unidade foi escolhida para recebê-lo”, destaca a educadora.

Sobre o colégio

A unidade de ensino é a mais antiga do município e acabou completar 71 anos de atuação voltada para a formação de crianças e jovens da região. A escola possui atualmente 715 alunos matriculados e oferta o ensino fundamental 2 e a modalidade Educação de Jovens e Adultos (Eja) - ensino médio Tempo Formativo, que funciona no turno noturno.

Além dos projetos estruturantes promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia como Face, Ave, Tal, Epa e outros, a escola possui projetos próprios como o de combate ao mosquito Aedes aegypti, uso de drogas, gravidez na adolescência e de incentivo à leitura.