Governo do Estado entrega a 50ª escola e avança na oferta de ensino integral

Fotos: Claudionor Jr.
Neste sábado (22), em Esplanada, no Litoral Norte, o governador Jerônimo Rodrigues entregou a escola de tempo integral de número 50. Um marco para a educação da Bahia, que além de oferecer uma infraestrutura de alto padrão e melhorias na aprendizagem, permite o acesso de milhares de estudantes à cultura, ciências e ao esporte. O investimento total nas unidades foi de R$ 1,3 bilhão, beneficiando 41.230 estudantes.

O Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Joanice Bacelar Batista, a 50ª unidade entregue, possui 1.400 alunos matriculados e está localizado na sede do município. Tem 24 salas, biblioteca, quatro laboratórios, duas salas multifuncionais (dança e multiuso), teatro, restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, vestiário, piscina semiolímpica e 31 banheiros. Foram investidos R$ 40 milhões na estrutura.

“Impossível não se emocionar ao ver por toda Bahia, as escolas dos meus sonhos. Uma escola que ninguém da minha época teve a oportunidade de estudar. Os meninos chegam aqui e tem um campo de futebol, teatro, laboratórios e merenda escolar o dia inteiro. Estamos cuidando de cada um desses estudantes, da portaria à sala de aula, de 7h da manhã até o final da tarde. Uma escola como esta de qualidade incentiva os alunos”, pontuou. E ainda deixou um recado para os estudantes: “Cuidem dessa escola, zelem por ela”, disse emocionado o governador Jerônimo Rodrigues.

A unidade de ensino acolhe estudantes do Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, com foco na educação profissional e prepara os jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “É mais uma unidade de ensino com uma infraestrutura pedagógica que tem o poder de transformar a vida dos nossos estudantes. Estou muito feliz por estarmos investindo no presença deles, e além de tudo, para que sejam bons profissionais, mostrando o caminho para a universidade, através do Enem, que este ano, saltou de 80 mil estudantes da rede estadual inscritos para 120 mil estudantes”, comemorou a secretária da educação, Rowenna Brito.

Maria Eduarda Souza da Silva Costa, 17 anos e aluna do 3° ano já se sente pronta para entrar na faculdade de Direito. “É um grande privilégio estudar aqui, porque hoje temos todos os recursos. O ensino melhorou bastante, os professores estão mais capacitados e estão ajudando bastante a gente. Já me inscrevi no Enem e tenho certeza que vou me dar bem”, afirmou.

Fotos: Claudionor Jr.

Estudantes mais motivados

A diretora da escola, Tereza Cristina Cavalcanti contou que os estudantes estão mais dedicados e empenhados em aprender, e que o ensino integral tem sido uma grande novidade para a instituição. “Nunca tivemos escola desse porte. É uma inovação. Os meninos estão encantados e se pudessem ficariam os três turnos na escola. Temos um quadro de professores completo e atendemos também estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), no Baixio e São José”, destacou.

Para a estudante do 3º ano, Letícia Assunção, 16, a estrutura física e o empenho dos professores tem sido essenciais. “O que mais gosto aqui é a quadra, os laboratórios e o ar condicionado, com certeza. O ambiente também está bem mais organizado e os professores mais disponíveis. É maravilhoso estudar em uma escola como essa”, disse.

Motivação que se entende também ao quadro de docentes da instituição. A professora de filosofia Ana Carla não escondeu a felicidade em poder trabalhar em um colégio deste padrão. “É maravilhoso, porque eu estou na instituição há quase dez anos e nunca vi algo assim. E para os alunos é excelente, porque temos agora educação em tempo integral e eles almoçam na escola e participam de várias oficinas e práticas esportivas, além estarmos preparando eles para o mercado de trabalho”, pontuou.

O Governo do Estado também entregou na cidade, um ônibus escolar rural para atender os alunos dos distritos. Os investimentos em unidades de tempo integral continuam por toda a Bahia e até o final do ano, mais 180 unidades devem estar prontas para serem entregues. As próximas cidades contempladas são Poções, Ubatã e Araci.

Homenagem a Janice Bacelar Batista

O Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Joanice Bacelar Batista foi uma homenagem do Governo da Bahia, a uma professora de Esplanada reconhecida por sua dedicação ao ensino, contribuição para o desenvolvimento educacional e social do estado.

Durante a sua carreira, Joanice Bacelar demonstrou compromisso com o ensino inclusivo. A capacidade de promover a diversidade cultural a tornaram uma líder admirada por seus colegas e respeitada por toda a comunidade escolar.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA