Governo do Estado inaugura novo Colégio Estadual de Tempo Integral em Poções

Fotos: Yasmim Marinho
Neste sábado (06), o Governo do Estado da Bahia inaugurou o Colégio Estadual de Tempo Integral Roberto Santos, no município de Poções. Com um investimento superior a 21 milhões de reais, a iniciativa integra o conjunto de ações voltadas para a requalificação da rede estadual de ensino, visando oferecer infraestrutura de alto padrão e proporcionar uma aprendizagem integrada ao esporte, cultura, arte e tecnologia.

A nova escola, que já conta com 1,3 mil estudantes do Ensino Médio matriculados, inclui alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e 22 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As instalações possuem 20 salas de aula, uma sala de leitura, uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma sala Projeto Pronatec, teatro, restaurante com 200 lugares, ginásio coberto e 20 banheiros.

“O novo espaço de ensino, feito pelo Governo do Estado, é motivo de nosso agradecimento. A nova escola está totalmente equipada, repleta de espaços agradáveis. Essa inauguração mudará positivamente a vida de cada aluno aqui. O comprometimento desse governo com a educação é admirável”, declarou o estudante Hudson Meira Freire.

Fotos: Yasmim Marinho
A inauguração do colégio simboliza o compromisso contínuo do Governo do Estado com a educação de qualidade em todo o Estado. A expectativa da Secretaria da Educação é que essas melhorias gerem impactos positivos para toda a comunidade escolar, especialmente para os estudantes. "Essa obra é mais do que um investimento orçamentário. Ela é um investimento no cuidado, no bem estar, na transformação da vida da população de Poções. Ela não é uma escola exclusiva da rede estadual. Ela precisa ser compartilhada e utilizada pela população. Hoje a gente entrega para o município esse palácio do saber. Um palácio do conhecimento. Queremos que a população de Poções utilize essa unidade escolar e queremos ver os nossos meninos e meninas na universidade", declarou a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.

Para Vanessa Gomes Silva de Souza, ex-aluna da unidade escolar e mãe do estudante Luís Henrique Gomes de Souza, do 1° ano do Ensino Médio da mesma escola, essa inauguração é importante para os alunos e, também, beneficia os familiares. “Essa é uma escola modelo que veio agregar muito para o município de Poções, tanto para os estudantes do Ensino Médio normal, quanto para os que vão frequentar a escola em tempo integral, pois possibilita que a gente que é mãe fique segura em ver os nossos filhos participando das atividades do ensino integral. Eu trabalho na educação, sou monitora de uma escola e estou muito feliz em poder estar aqui presente nessa entrega”, celebrou.

Fotos: Yasmim Marinho
Além do novo Prédio escolar, Poções foi contemplado com um novo ônibus escolar, com capacidade para 29 lugares. O investimento de quase de R$ 238 mil beneficiará os estudantes que moram na zona rural. O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do pacote de entregas para o município e se colocou à disposição do Ministério da Educação (MEC) para agilizar a implantação de uma universidade federal na cidade. "Outras entregas aconteceram, inclusive pavimentação de ruas, pavimentação asfáltica, sistema de água, unidade de beneficiamento da mandioca, barreiros para guardar água para a produção. Mas essa escola realmente marca muito forte a qualidade com que nós estamos fazendo os prédios, mas acima de tudo e, principalmente, aquilo que está dentro dela, que são as vidas dos estudantes. Isso é a tradução do cuidar de gente: é um ambiente adequado, com profissionais preparados, professores, coordenações pedagógicas, direção de escolas, cozinheiros e cozinheiras vigilantes. Nós saimos daqui hoje com compromisso de que, se o MEC precisar de um espaço para iniciar as atividades do novo Instituto Federal aqui em Poções, nós já temos uma escola pronta para emprestar enquanto o prédio vai sediar o Instituto Federal não ficar pronto.", declarou.