Governo do Estado vai construir nova escola em Salinas da Margarida

O município baiano de Salinas da Margarida (a 75 km de Salvador), localizado no Recôncavo Baiano, ganhará uma nova escola da rede estadual. A unidade é um dos 60 prédios escolares de grande porte que serão construídos pelo Governo do Estado, até 2022. Neste sábado (29), o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, junto à sua equipe técnica e com a presença do prefeito Wilson Pedreira, inspecionou quatro terrenos para a decisão de onde será erguido o novo colégio.

O secretário Jerônimo fez uma avaliação sobre as áreas vistoriadas para a construção da nova escola. “Visitamos terrenos próximos à rodoviária, ao IFBA e entre a cidade e os distritos. Este é um olhar minucioso que precisamos ter para avaliar e estudar questões fundamentais como distância e investimentos. Feito isto, agora vamos definir junto ao governador Rui Costa qual o melhor local, para a execução desta nova e grande estrutura para toda a comunidade de Salinas”, afirmou ao destacar o regime de colaboração com o município.

As novas escolas que serão construídas têm alto padrão de engenharia, com infraestrutura completa com salas de aula, quadra coberta, campo-society, vestiários, laboratórios, auditórios, biblioteca e refeitório. Além de Salinas das Margaridas, as escolas novas serão construídas em Salvador e em municípios como Candeias, Teixeira de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Lauro de Freitas, Dias D´Ávila, Jucuruçu, Jaguaripe, Serra do Ramalho, Remanso, Casa Nova, Aramari e Araças.

Complexos poliesportivos
Além da construção das novas escolas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia implantará, na capital e no interior, 20 Complexos Poliesportivos e Educacionais, com infraestrutura para a prática das diferentes modalidades esportivas e equipamentos como ginásio de esportes, piscinas, campos de futebol e pista de atletismo, dentre outros. Dentre as cidades que terão os novos complexos poliesportivos estão Irecê, Riachão do Jacuípe, São Gonçalo dos Campos, Jequié e Conceição do Coité.

Fotos: divulgação
O primeiro lote de licitações já saiu para a construção de 17 escolas, sendo quatro em Salvador, nos bairros de Sussuarana, Lobato, Fazenda Grande e Imbuí, e de três Complexos Poliesportivos Educacionais, além da reforma de 150 unidades escolares. A soma de recursos é da ordem de R$ 464 milhões.

Encontro
Ainda no município, o secretário participou de um encontro com gestores, professores e coordenadores pedagógicos do Colégio Estadual Juracy Magalhães, para um diálogo sobre questões administrativas, de infraestrutura e principalmente pedagógicas, voltadas ao fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.