Governo entrega centro de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica em Juazeiro

O governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, acompanhou na quinta-feira (4/04), de Salvador, a inauguração do Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica do Sertão do São Francisco (Cemit São Francisco), no município de Juazeiro (500 km de Salvador). Instalado no bairro Centenário, o Cemit trabalha junto às 108 turmas do projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), em 48 localidades de zonas remotas no Território de Identidade Sertão do São Francisco (povoados, distritos e fazendas) dos municípios de Canudos, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Uauá, Remanso e Sento Sé.
 

Entrega do Cemit - Claudinor Jr. Ascom/Educação

Do estúdio do EMITec instalado no Instituto Anísio Teixeira, o governador Jaques Wagner falou sobre a extensão do Estado da Bahia e o mérito do EMITec na tentativa de superar este obstáculo para garantia da educação. “Somos do tamanho da França. Temos 417 municípios, alguns deles bastante extensos. Com o EMITec, levamos educação de qualidade aos quatro cantos da Bahia, e o Cemit vem como um reforço, um novo suporte às salas de aula, aos alunos e aos monitores. O Centro vai agregar valor para melhoria da transmissão, para aperfeiçoar a qualidade das aulas e fortalecer uma pedagogia motivadora para os nossos estudantes”, disse o governador.

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, que estava em Juazeiro, onde também inaugurou a nova sede do Colégio Estadual Professor Agostinho Muniz, ratificou a importância do EMITec para a juventude residente em localidades rurais. “Este projeto tem mudado a vida de milhares de jovens nas áreas mais remotas do Estado. É nossa obrigação garantir a cada estudante o direito de aprender, e o Cemit vem para oferecer uma estrutura efetiva de apoio técnico e pedagógico a cada sala de aula do EMITec. Este é o primeiro dos 15 centros que serão inaugurados”, declarou Osvaldo Barreto.

As aulas do EMITec são transmitidas de uma moderna plataforma de telecomunicações, via satélite. Uma equipe de professores especialistas de todas as áreas do conhecimento ministram as aulas diretamente do estúdio do EMITec, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, que são transmitidas em tempo real para 617 salas espalhadas em todo o Estado da Bahia, atendendo a 17.578 estudantes.

 

 

Com o EMITec, levamos educação de qualidade aos quatro cantos da Bahia, e o Cemit vem como um reforço, um novo suporte às salas de aula, aos alunos e aos monitores. O Centro vai agregar valor para melhoria da transmissão, para aperfeiçoar a qualidade das aulas e fortalecer uma pedagogia motivadora para os nossos estudantes” - Jaques Wagner - governador.



Novas perspectivas - Maria Inês Pereira da Silva, de 33 anos, e Clésia Ferreira Mendes, de 34, fazem parte da turma do 2º ano do ensino médio sediada no Colégio Municipal Padre Gregório, na Fazenda de Santana - município de Uauá (a cerca de 230 km de Juazeiro). Para as estudantes, que desde o ano passado retomaram os estudos por meio do EMITec, o programa trouxe uma nova perspectiva de vida.

“Eu tinha optado pelo EMITec por conta da distância que teria de enfrentar para estudar em Uauá, mas hoje eu não trocaria de escola”, conta Maria Inês. A jovem dona de casa lembra que deixou de estudar há dez anos, período em que teve os dois filhos, e justifica: “eu tive que escolher e escolhi ficar perto deles. Mas agora, por causa do EMITec, eu posso estudar aqui, na mesma escola que eles e pretendo não parar mais”, sorri.

Já Clésia Ferreira Mendes, que esteve fora da escola por 15 anos, também em virtude dos cuidados com a família, destaca a qualidade das aulas do EMITec. “Tem comunicação ao vivo com os professores e fica tudo muito claro”. A estudante assume que, no início, ficou desconfiada da proposta do programa. “Pensava que iriam colocar uma fita de vídeo para a gente assistir, mas é totalmente diferente. É aula de verdade todos os dias e a mediadora está na sala o tempo todo ajudando a tirar dúvidas e fazer os trabalhos”, diz.

Governador inaugura centro de EaD - Manu Dias/ Secom
Funcionamento – O Cemit tem o objetivo de realizar com maior eficiência a gestão e execução administrativa, financeira e técnica do EMITec. Funcionando de forma semelhante a uma escola, o Centro também é responsável pela vida curricular dos estudantes da rede estadual vinculados ao EMITec na região, agregando as Diretorias Regionais de Educação de Juazeiro (Direc 15) e de Serrinha (Direc 12). “O Centro tem a função de garantir que tudo funcione corretamente, para que as aulas ocorram da melhor forma”, afirmou o diretor do Cemit São Francisco, Roberval Leal Rodrigues.

Cerca de 1.800 estudantes estão diretamente ligados ao Cemit São Francisco, além dos diretores das escolas e anexos escolares que oferecem o EMITec e dos mediadores, que acompanham, em cada sala de aula, o desempenho das turmas. O atendimento às solicitações da comunidade escolar do EMITec ocorre nos três turnos, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, quando houver atividade letiva prevista pelo calendário.

Notícias Relacionadas