Governo entrega mais 133 ônibus escolares para estudantes da zona rural

Os estudantes que moram na zona rural foram beneficiados com mais 133 ônibus escolares entregues nesta sexta-feira(17/01), no pátio da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com a presença do secretário Osvaldo Barreto, além dos prefeitos dos municípios contemplados. Os novos ônibus representaram um investimento de R$ 33.316.500,00. Com estes, já são 250 veículos adquiridos por meio do Programa Caminho da Escola, parceria entre os governos Federal e Estadual. Confira a relação dos municípios contemplados

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, destacou que a ação representa o o avanço no fortalecimento de uma política de transporte escolar adequada e segura aos estudantes baianos. “Nós temos uma parceria extremamente importante com os municípios. Além dos veículos que já foram entregues, para este ano de 2014, já fechamos um contrato para aquisição de mais 125 ônibus. Com isso, estamos garantindo ao estudante da zona rural o acesso à escola” afirmou. O secretário também ressaltou a qualidade dos veículos. “Adquirimos veículos seguro e acessível a todos”, destacou.

O município de Iramaia, localizado a 404km de Salvador, está entre os beneficiados. O prefeito Antônio Rodrigues Caires destaca a importância do veículos para atendimento aos estudantes da zona rural. “É fundamental para nossa comunidade escolar, pois antigamente tínhamos um transporte irregular e agora estamos mudando esta realidade, com ônibus seguros e de qualidade”, destaca.

O prefeito Joaquim Júnior, da cidade de Caatiba, localizada a 545 km da capital, também destacou a necessidade dos veículos para a frequência escolar. “Fico muito feliz do comprometimento do Estado com os munícipios de pequeno porte. Somos uma cidade de quase 12 mil habitantes e estamos sendo beneficiados com a resolução de problemas de acesso de nossos estudantes às escolas”, ressaltou.

Pete – O Caminho da Escola fortalece as ações do Estado realizadas por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar da Bahia (Pete-BA), criado em 2009, o que possibilitou um aumentou de R$ 6,6 milhões (2006) para R$ 64,2 milhões (2013), dos recursos destinados ao transporte escolar pelo Estado.  O Pete conta, atualmente, com a parceria de 411 municípios baianos, beneficiando 111.902 estudantes da zona rural.