Governo entrega nova sede do Colégio Agostinho Muniz

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, entrega à comunidade de Juazeiro, nesta quinta-feira (4/04), o novo prédio do Colégio Estadual Professor Agostinho Muniz, cuja obra custou aos cofres públicos (MEC/FNDE) R$ 1.369 mil. Situada no bairro de Tabuleiro, a unidade escolar funcionava em um imóvel cedido pelo Estado à prefeitura municipal. Agora, os cerca de 400 alunos matriculados terão sede própria e um espaço mais adequado para a sua aprendizagem.

Nova sede do Colégio - Claudionor Jr. Ascom/Educação

“Os alunos, filhos de famílias carentes, estão muito entusiasmados e interessados no retorno das aulas para essa nova etapa escolar, agora dentro de uma escola com melhor estrutura”, conta a diretora Sônia Maria Duarte da Silva. Na reunião que fez com a comunidade, completa, “a participação foi em massa e o contato, muito proveitoso”.

A estudante Neuziane Pereira Leão, do 3º ano, destaca os benefícios da nova sede. “Agora com uma escola mais estruturada, com biblioteca e sala de informáticas mais modernas, por exemplo, o local acaba sendo bom para toda comunidade”.

Entre os professores, uma das mais entusiasmadas é Cristine dos Santos, que leciona Biologia na unidade escolar. “Nós, educadores, estamos com a nossa autoestima muito mais elevada por agora estarmos em um prédio próprio e com nossa visão de educação muito mais centrada no processo de ensino e de aprendizagem em relação ao estudante”, exalta.

A nova sede do Colégio Estadual Agostinho Muniz possui seis salas de aula e funcionará nos três turnos para estudantes do ensino fundamental (5ª a 8ª série) e do ensino médio (1º ao 3º ano). A unidade dispõe, também, de biblioteca e sala de informática, além de secretaria, sala de professores e direção, cozinha e pátio. “Temos uma área grande que, futuramente, poderá ser construída uma quadra coberta”, ressalta a diretora Sônia Silva.

Homenagem – A escola, criada há 40 anos, foi batizada como o nome do professor, jornalista e poeta Agostinho José Muniz (1901-1960), numa homenagem àquele considerado “um educador do povo”. Em sua trajetória, o professor Munizinho, como era chamado, buscou técnicas pedagógicas que envolvessem os estudantes e os pais de alunos que acabaram se envolvendo na construção de uma cooperativa.

“Nós, educadores, estamos com a nossa autoestima muito mais elevada por agora estarmos em um prédio próprio e com nossa visão de educação muito mais centrada no processo de ensino e de aprendizagem em relação ao estudante" - Cristiane dos Santos - Educadora

“Como educador que acreditava que a educação desempenha um papel significativo e indispensável nas lutas contra a dominação de qualquer forma e origem, Agostinho Muniz se dedicou a favor de uma escola para o povo, voltada para as transformações sociais. Defendia que a ação educativa é o motor e o orientador do progresso social, principalmente das camadas mais carentes da sociedade”, escreveram seus filhos Alda Muniz Pêpe e Agostinho Muniz Filho, em texto de memórias biográficas para oferecer ao Colégio Estadual Professor Agostinho Muniz, na ocasião da visita da família Muniz à unidade, em 2005.

Nascido em Juazeiro, Agostinho Muniz estudou o primário na cidade natal, seguindo para Salvador, onde passou a estudar e a trabalhar para se sustentar. Chegou a cursar Direito e Medicina, mas não se graduou nessas profissões. Como jornalista, foi colaborador assíduo, durantes anos, de jornais de Juazeiro e de Petrolina, além de ter fundado O Cruzado, na década de 60.