ICEIA comemora 186 anos com retrospectiva, homenagens e mostra de projetos, em evento no TCA

Exaltar o passado, reconhecer o presente e apresentar novas perspectivas para o futuro foram a temática da cerimônia que comemorou os 186 anos do Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), na noite desta quinta-feira (14), no Teatro Castro Alves (TCA). O evento, que teve na programação apresentações musicais e artísticas, contou com a participação de gestores, professores, estudantes, ex-alunos e familiares, além de dirigentes da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

Fotos: Suâmi Dias
Para o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, que representou o secretário da Educação interino, Danilo Melo, a longevidade da unidade escolar mostrar seu perfil de resistência pela busca da educação de qualidade. "Esta celebração tem como principal foco a comunidade escolar, que faz da instituição um patrimônio cultural e de importante espaço de educação dos nossos jovens".

A diretora do ICEIA, Maribel Costa, ressaltou o momento de celebração da história da unidade escolar. "Estarmos juntos nesta casa tão importante para a Bahia é demonstrar a grandeza do reconhecimento de nossa instituição. É entender que cada um faz parte da história do ICEIA"

Segundo o professor Lauro Rangel, que atua há 40 anos na escola, a instituição conseguiu formar cidadãos. "Tivemos muitas pessoas que conseguiram seguir uma carreira de sucesso. Mas o que tivemos de mais importante foi a formação do cidadãos. Isso é o que fizemos e vamos continuar com este objetivo".

O estudante Lucas Santos, 17, do 2º ano do Ensino Médio, destacou o engajamento dos alunos para manter o ICEIA relevante na formação educacional. "Nós também precisamos ser participativos. Hoje, tomo posse no grêmio estudantil e quero contribuir na qualificação da educação por meio do esporte. A marca de 186 anos mostra que a escola continua importante para muitas pessoas".

Homenageado durante a cerimônia, o ex-aluno André Luis "Ratto", 53, atleta que passou pela Seleção Brasileira de Basquete, falou como a participação dos professores e os projetos pedagógicos contribuíram para a busca de seus sonhos. "Passei por todas as séries do ICEIA e, através do basquete, consegui me destacar. A escola foi muito essencial na minha formação como atleta e pessoa".

Também ex- aluno do ICEIA, o cantor Lazzo Matumbi, que fez uma apresentação com as músicas "Me abraça e me beija" e "14 de maio", destacou a importância da busca de cada jovem pelo conhecimento. "O estudante não deve esperar que façam por ele. Tem que buscar estudar, se qualificar, se mobilizar, procurando pela melhoria da sua geração e das outras que estão vindo. Nos anos 70, o ICEIA estava entre as quatro escolas públicas de referência e são as pessoas que frequentam o espaço que fazem a diferença".

ICEIA  - O Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves, criado em 14/04/1836, pela Lei nº 37, era denominado, à época, de Instituto Normal da Bahia, sediado na Praça do Barbalho, s/n, bairro do Barbalho, em Salvador.

A unidade escolar possui, atualmente, 1.616 estudantes matriculados em 11 cursos técnicos de nível médio da Educação Profissional e Tecnológica: Administração, Artes Visuais, Computação Gráfica, Conservação e Restauro, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Processos Fotográficos, Produção de Áudio e Vídeo, Técnico em Rede de Computadores, Secretariado e Teatro.

Repórter: Suâmi Dias