Ilê Aiyê participa da comemoração do Novembro Negro no Colégio Estadual Ruben Dário

Foto: Arquivo pessoal

O Colégio Estadual Ruben Dário (Cerd), localizado no bairro de San Martin, em Salvador, realiza, nos dias 18 e 19 de novembro, a partir das 8h, uma série de atividades para comemorar o Novembro Negro. O objetivo das ações é ampliar o conhecimento do estudante sobre as culturas de raízes africanas, por meio de um resgate histórico e cultural. Na programação, estão incluídas apresentações culturais, oficinas, palestras e a participação do grupo Ilê Aiyê.

“Sem dúvida alguma é um papel da escola proporcionar aos estudantes o acesso a esse conhecimento sobre suas origens. Principalmente na Bahia, onde temos a maior comunidade negra fora da África e temos ações efetivas do Governo Federal pela busca da igualdade racial na sociedade”, explica o diretor Antônio Pimenta.

Concorrente do concurso “Garota Negra Linda do Cerd”, a estudante do 8º ano, Iasmim Nascimento, fala da importância da integração do aluno no evento. “Decidi participar por incentivo dos colegas e por perceber que temos que motivar a todos sobre a importância de assumir a nossa identidade. Uma cultura rica, como a nossa, tem que estar sempre em destaque”, ressalta.

O estudante do 2º ano, José Lucas, considera que essas atividades contribuem para aumentar seu conhecimento sobre a cultura Negra. “As ações são muito importantes e trazem um sentimento de que estamos cada vez mais conscientes da nossa responsabilidade de expandir as raízes africanas contidas na nossa sociedade”.

Programação:

Dia 18 de novembro- das 08 às 13h

- Abertura com o grupo de percussão Cor da Vida;

- Apresentação de diversos temas sobre a consciência negra na Bahia-Brasil e Mundo:

- Cultura e identidade do negro

- Políticas públicas voltadas para o negro

- Personalidades negras baianas

- Dramatização: "Ó pai ó"

Dia 19 de novembro- das 8h às 13h

- Apresentação: Banda do Ilê Aiyê