Inscrições abertas para cursos do Proeja no Calabar e Alto das Pombas

A Secretaria da Educação promove mais uma ação nas comunidades do Calabar e do Alto das Pombas, dentro do programa Pacto pela Vida. A partir da segunda-feira (5/03), começam as inscrições para a matrícula dos candidatos às vagas dos cursos técnicos do Programa Nacional de Integração de Educação Profissional (Proeja), nas modalidades ensino fundamental e ensino médio. Os interessados devem procurar os postos de inscrição nos próprios locais.

Serão oferecidas 90 vagas, divididas entre três cursos: técnicos de enfermagem – com duração de dois anos e meio, para estudantes que concluíram o ensino fundamental – e de qualificação em administração e de qualificação em telemática – ambos com duração de dois anos, destinados aos alunos que concluíram a 4ª série do ensino fundamental.

Só podem se candidatar estudantes maiores de 18 anos. No ato da inscrição, deverão ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, histórico escolar e comprovante de residência, além de duas fotos 3x4. O início das aulas está previsto para 19 de março e serão realizadas no Colégio Estadual Edgar Santos (rua Prediliano Pita, nº 19 – Fazenda Garcia).

“Esta é mais uma etapa da política pública de Educação Profissional da Bahia, que visa à formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado”, explica o assessor especial da Secretaria da Educação, José Carlos Sodré.

Além dos cursos de formação profissional para jovens e adultos, a Secretaria da Educação reativou, desde agosto de 2011, o curso de pré-vestibular no Calabar e implementou o curso de formação para adultos, com a perspectiva de implantar o de tempo formativo. “Na modalidade ensino fundamental, visamos atender a parte da juventude e dos adultos que abandonaram os estudos e, agora, estão tendo uma nova oportunidade de retomá-los”, ressalta Sodré.