Inscrições para a Olimpíada Nacional de História terminam na próxima terça-feira

As inscrições para a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp, terminam no próximo dia 24 de abril e podem ser feitas pelo site www.olimpiadadehistoria.com.br. Neste ano, a olimpíada comemora 10 anos.
 
A ONHB possui um formato totalmente original e voltado para professores de História e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos) de escolas públicas e particulares. Em 2017, atingiu um número recorde e reuniu 48 mil alunos de cidades de todos os estados brasileiros, com participação expressiva da região Nordeste. Neste ano, quando será comemorado 10 anos do projeto, a expectativa da organização é que o número de inscritos seja ainda maior. 
 
A novidade desta edição é o acréscimo de mais uma fase na competição, passando de seis para sete – incluindo a final presencial em Campinas-SP.  As provas são feitas de forma online durante seis fases e por equipes formadas por um professor de História e três alunos. Cada fase dura uma semana. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecida pela comissão organizadora.
 
Após as fases as seis fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial em Campinas-SP, nos dias 18 e 19 de agosto. Na final, as equipes realizam uma prova dissertativa e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas. Em 2017, 307 grupos estiveram da final.
 
“A ONHB foi pensada para incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos. Para isso, oferecemos informações, textos, imagens e mapas para serem analisados e pesquisados para a elaboração das respostas”, explica a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello.
 
A participação também permite o envolvimento com os colegas e com o professor, contribui com o ensino de História em sala de aula, trabalho em equipe e faz com que os participantes aprendam a desenvolver pesquisas e análises assim como fazem os historiadores. “Por isso, diferente de outras competições, a Olimpíada de História não exige ou espera que o estudante tenha conhecimento prévio do conteúdo apresentado, mas sim, aprenda durante a realização das provas”, acrescentou Cristina.
 

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