Instituto de Educação promove ações de prevenção ao câncer de mama e próstata

Foto: acervo pessoal

Estudantes do Instituto de Educação Gastão Guimarães, unidade da rede estadual de ensino localizada em Feira de Santana, estão participando de ações de sensibilização e prevenção ao câncer de mama e de próstata, dentro das propostas do “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”. Durante todo o mês, estão sendo realizadas palestras, exibição de vídeos, apresentação de murais e distribuição de materiais informativos produzidos pelos alunos. Nesta quinta-feira (22), acontece a culminância do projeto com a participação dos alunos, familiares e de pessoas da comunidade, que receberam orientações preventivas de universitários da área de saúde.

Segundo a professora e coordenadora do projeto, Irma Teixeira, as palestras e demais atividades têm como objetivos informar e sensibilizar os 2.400 estudantes da unidade escolar sobre a importância da prevenção do câncer de mama feminino e masculino e do câncer de próstata. “Muitos estudantes não sabem da existência do câncer de mama masculino e nosso papel é informá-los de forma educativa e preventiva”, destacou a educadora, acrescentando que os alunos também serão multiplicadores de informações.

O estudante Fábio Cerqueira Soares, 16 anos, acha muito importante a iniciativa. “A partir dessas ações de conscientização, iremos repassar as informações para nossos familiares e pessoas da comunidade para alertá-los, por exemplo, que, quanto mais cedo o câncer for descoberto, mais fácil ele pode ser tratado”.

Foto: acervo pessoal
Orientações preventivas
Uma equipe composta por estudantes universitários dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição, da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), realizou atendimento aos estudantes e visitantes. Além de palestras sobre os temas, os participantes puderam aferir a pressão, receber orientações nutricionais e aprender a fazer de forma correta o autoexame nas mamas.

Para Edvânia Magalhães, professora e mãe de um estudante, a realização de ações como essa são indispensáveis. “Assim como os estudantes, eu e demais pessoas da comunidade tivemos a oportunidade de sanar dúvidas e receber um atendimento diferenciado com futuros profissionais de saúde”. Ela também disse que a ação serviu para chamar a atenção de toda a comunidade escolar, familiares e comunidade sobre os riscos e prevenção a esses tipos de câncer.