Integrantes de fanfarras escolares participam de oficina com Neojibá nesta segunda (13)

Numa parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), oito escolas da rede estadual de ensino receberão a visita de luthiers de metais do Atelier Escola de Lutheria (AEL) do programa, que vão ministrar oficinas de reparos básicos e manutenção de instrumentos de fanfarras. A ação começa nesta segunda-feira (13), às 15h, no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho, no bairro da Soledade.

A oficina ainda percorre, no mesmo horário, o Colégio Estadual Raphael Serravalle (14/03), Colégio Estadual Márcia Meccia (16/03), Centro Estadual de Educação Profissional Em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito (17/03), Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon (20/03), Colégio Estadual Kleber Pacheco (21/03), Colégio Estadual Ana Bernardes (23/03) e Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães (24/03).

Leia também:

Estas atividades fazem parte do Curso de Formação Instrumental de Integrantes de Fanfarras, que o NEOJIBA oferece para grupos escolares da rede estadual. O curso, que se encontra em andamento, acontece no Teatro Castro Alves (TCA), e será realizado em 11 encontros, até dezembro deste ano, beneficiando alunos e professores.

Além disso, três unidades escolares da rede estadual, em Salvador, receberão apresentações musicais do grupo de Câmara do NEOJIBA - o quinteto de metais Bahia Brass - com o objetivo de mobilizar os estudantes a participarem das fanfarras. Neste momento, os alunos poderão interagir com os músicos.

De acordo com a programação, no dia 21/3, a partir das 15h, o grupo Câmara do NEOJIBA se apresentará no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira, no bairro da Caixa D´Água. No dia 22/3, às 9h, o grupo estará no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, no bairro de Tancredo Neves e, às 15h, no Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, no bairro de São Caetano.

Nova sede
Os estudantes do Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da Vitória, ganharam mais um incentivo no desenvolvimento do ensino da arte educação. A unidade sedia as atividades de duas formações musicais do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) – a Orquestra Castro Alves (OCA) e o Coro Juvenil. Em abril, outros 10 jovens multiplicadores, integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia – principal formação musical do NEOJIBA - desenvolverão atividades educacionais com os estudantes.