Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Investimentos para reforçar a educação são destinados ao Baixo Sul da Bahia
Investimentos para reforçar a educação são destinados ao Baixo Sul da Bahia
Publicado em seg, 20/06/2022 - 11:40 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Foto: Paula Fróes/GOVBA
Em Gandu, o Centro Territorial da Educação Profissional (Cetep) do Baixo Sul segue em andamento na implantação da cobertura da quadra de esportes. Em Valença e Ituberá, o Colégio Estadual Idelzito Eloy de Abreu e o Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, nas respectivas cidades, estão em obras para a modernização das unidades. Já em Presidente Tancredo Neves, o Colégio Estadual Maria Xavier De Andrade Reis está em obra para a ampliação da unidade.
Segundo o secretário da Educação, Danilo de Melo, atualmente nove obras estão em andamento no baixo-sul. “A expectativa, em primeiro lugar, é reduzir a evasão escolar, porque com todos esses equipamentos novos, os estudantes se colocam mais à disposição para continuar os estudos. E como são introduzidas várias linguagens, é normal que o estudante aprenda mais. O resultado de tudo isso é também a redução da reprovação escolar, pois muitas das atividades que são passadas para casa e geralmente não são feitas vão passar a ser feitas com suporte da equipe técnica ou até mesmo com a mediação dos próprios colegas. É um processo mais amplo de aprendizagem”.
Para o secretário, os investimentos trarão uma melhora no Ideb. “Porque isso repercute nas questões da evasão e da reprovação, e também na melhoria da aprendizagem, especialmente nas disciplinas de português e matemática, avaliadas na prova que se faz anualmente para avaliar o Ideb. Há obras de ampliação e modernização em Aratuípe, em Gandu, temos a construção de uma nova sede escolar em Jaguaripe. Em Ituberá nós temos uma obra avançada. Em Tancredo Neves nós temos também uma obra de 16 salas. E em Valença nós temos uma obra já próxima a ser entregue, a modernização da Escola Estadual Gentil Paraíso, que terá vestiário, academia, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society. Dentre outros, esses são exemplos de investimentos que estamos fazendo na região”.
Ensino em tempo integral
Danilo de Melo informa que grande parte das obras qualifica as escolas para oferecerem o ensino em tempo integral. “Pela orientação do governador Rui Costa, todas as novas escolas, melhorias e ampliações devem abrir espaço para manter os estudantes que querem ficar no tempo parcial, de um turno, e também aqueles que queiram uma educação extensiva, em tempo integral, inclusive com Educação Profissional. Essas novas unidades vão incorporar outras mais antigas, cujos prédios não ofereciam condições propícias ou eram alugados”.
Estão sendo feitos levantamentos pela Coordenação de Infraestrutura Escolar para que outras obras de ampliação e modernização sejam iniciadas na região, conforme o secretário. “Então, a partir de julho nós iniciaremos mais uma leva de obras”, adiantou.
Danilo de Melo destaca que outra estratégia do Governo do Estado é fazer, todos os anos e já a partir deste, uma avaliação do ensino fundamental e do ensino médio, com o objetivo de verificar o nível de aprendizagem dos estudantes, facilitando a criação de programas e ações para alcançar aqueles que apresentarem déficit. “Nós temos observado o aumento do número de matrículas de estudantes oriundos de escolas particulares que acabam migrando para a nossa rede, em busca de uma melhor estrutura, com professores mais qualificados do que na rede particular. As primeiras entregas devem começar a partir de julho, e teremos entregas continuadas, todos os meses”.
Marco na educação
Marcello Chaves é diretor do Colégio Estadual Dr. Aristides Maltez, em Jaguaripe, onde está sendo construída uma nova unidade escolar. “É uma escola de grande porte, que tem dez salas, entre salas de aula e multifuncionais, quadra coberta, campo de futebol society, sala de grêmio, refeitório e auditório amplos. Então realmente tem tudo para ser um marco na história da Educação na cidade. É um investimento de grande porte e que com certeza vai mudar muito a vida dos nossos estudantes e da própria cidade”, perseverou.
Segundo o diretor, a antiga unidade já oferece o curso técnico de nível médio em Agroecologia, que é em tempo integral. “Nós estamos com cerca de 510 estudantes, na sede e no anexo. Esse número de vagas deve ser ampliado, nós estamos conversando com a prefeitura para que seja disponibilizado transporte para que os estudantes de regiões distantes da sede ou até de outros municípios possam estudar nessa nova unidade”. Marcello ressalta que o impacto será imediato.
“Atualmente nós temos dois prédios do município, compartilhados, então são condições que não são ideais. As salas são pequenas, sem espaço para o administrativo, tudo junto, então as condições de trabalho são ruins. Com esses investimentos, vai melhorar tanto para a gestão quanto para a aprendizagem. Porque os estudantes não tinham laboratórios, sala de informática, biblioteca, refeitório e passarão a ter isso tudo. Isso vai se refletir na redução da evasão”.
Fonte: SECOM BA
Notícias Relacionadas
-
Abertura da 3ª edição do Deputado Jovem Baiano reúne 63 estudantes na Alba para vivência legislativa
-
Estudantes da rede estadual de Serrinha são premiados por projeto científico em evento da Samsung
-
Estudantes da rede estadual de Salvador e Lauro de Freitas visitam a Fenagro
-
Jovens cientistas criam copo biodegradável a partir do amido de mandioca e bagaço de cana
-
Competição nacional: estudantes da rede estadual são medalhistas na 2ª Olimpíada de Português
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Encontro Estudantil da rede vai reunir 5 mil estudantes na Arena Fonte Nova para mostra de projetos