Irecê ganha projeto Escolas Culturais para fomentar arte e cultura no Território promovendo o protagonismo estudantil

A cidade de Irecê (478 Km de Salvador), no Centro Norte do Estado, recebeu, nesta sexta-feira (8), o projeto Escolas Culturais. O lançamento aconteceu no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e contou com as presenças do governador Rui Costa e do secretário da Educação, Walter Pinheiro. Com a chegada do projeto, a unidade escolar é aberta à comunidade, potencializando os projetos artísticos e culturais já existentes e fomentando novas atividades, no Território de Identidade, que aliam Educação, Arte e Cultura, por meio do protagonismo estudantil.

Esta é a décima primeira cidade do Estado a receber o projeto, que já foi implantado nos municípios de Itabuna, Juazeiro, Gandu, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Itaberaba, Teixeira de Freitas, Guanambi, Seabra e Ipiaú e envolverá 85 unidades escolares, em 85 municípios.  Em Irecê, o governador Rui Costa anunciou que todas as escolas culturais estão ganhando novos equipamentos de audiovisual para a execução das produções culturais na unidade escolar. “Esse salão e outros espaços da escola vão receber novos equipamentos, vão passar por estruturas para ter exibição de filmes, som, para poder ter música, para funcionar como um teatro. Já compramos os equipamentos e no período de férias os equipamentos serão instalados”.

O secretário da Educação, Walter Pinheiro, também trouxe novidades para os estudantes. “A cidade de Irecê ganhará, governador, através do decreto que já foi publicado e autorizado pelo senhor, via Universidade Estadual da Bahia (UNEB), o curso de Música para essa região. Inclusive, vamos trazer o curso técnico em Música para dentro das nossas escolas culturais”, acrescentou, ao destacar a dimensão do projeto para além da escola.

“A sociedade precisa ver o que estamos produzindo para trazer para a escola a interação, a miscigenação. É assim que a gente vai trilhando os caminhos das disciplinas, mas aí, a gente vai aprendendo a produzir, a partir de cada canto, o retrato de cada lugar, para mexer, sacudir, transformar a escola. A escola desse canto tem que enxergar todos os cantos que ecoam de todos os lugares, para que essa escola prepare o estudante para vida”, enfatizou Pinheiro. Durante o lançamento do projeto, Pinheiro interagiu com os estudantes e chegou a jogar capoeira. Veja o vídeo.

Protagonismo estudantil - Várias atividades artísticas e culturais, protagonizadas pelos estudantes, marcaram o lançamento do projeto em Irecê. A banda de percussão com sucatas “Sucatocando” deu as boas-vindas a todos. Ainda na recepção ao participantes, a finalista do projeto Tempos de Artes Literária (TAL) 2017, Luamí Santos, recitou o poema “Minha amada Bahia”. A Filarmônica 19 de setembro, regida pelo Maestro Jerry Andrade, também se apresentou. As crianças do Grupo do Ponto de Cultura da Barriguda, da cidade de Lapão também se apresentaram.

A programação seguiu no auditório com as apresentações de música, dança, recital de poesia, apresentação da orquestra de voz e violão da comunidade quilombola do Lajedo de Eurípedes e com a exibição do vídeo “Um olha inocente”, produzido pelos estudantes do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, de Canarana.

O diretor do Colégio Modelo, Vinício Matos, acredita que a chegada do projeto na escola irá transformar o cenário cultural de Irecê. “Estamos agradecidos ao governo do Estado por trazer este projeto grandioso para a nossa escola. Recebemos de braços aberto e esperamos fazer um grande trabalho na nossa comunidade e em toda a cidade. Vamos transformar o Colégio Modelo no espaço cultural de Irecê, com a participação dos nossos estudantes e da sociedade e promover a cultura do nosso território, descobrir talentos e mudar vidas”, comemorou.

Convidado para ser o padrinho da escola, o poeta André Marques recitou o poema “O papel do poeta”, de sua autoria. “A escola  não é só do aluno. A escola não pode dormir sábado e domingo. A escola é da comunidade, do cidadão não só de Irecê, mas quem sabe de todo território nacional. Com certeza, essa Escola Cultural vai estar de porta aberta para esse país multifacetado, cheio de cultura com expressões culturais diferentes”, afirmou.

A finalista do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) 2017, Wânia Deise Freitas, estudante do curso Técnico em Enfermagem, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê, emocionou a todos com sua canção “Lamento do Retirante”. “Eu acredito que este incentivo ao resgate da cultura é de fundamental importância para a população de Irecê, porque está valorizando a inteligência nas artes, no canto, na dança, no teatro, enfim, as múltiplas inteligências. Isto abre um leque de atividades importantes para a formação do sujeito e é de suma importância que a escola esteja inserida nesse processo de valorização do indivíduo”, comenta.

Estiveram presentes na cerimônia, a Secretaria de Cultura, Arany Santana, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner e o prefeito da cidade, Elmo Vaz, além de deputados e autoridades locais.

O projeto Escolas Culturais é resultado de parceria entre as secretarias da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.