Itamaraju recebe projeto Escolas Culturais para promover arte e cultura no Extremo Sul da Bahia

Palavras-chave:

O Projeto Escolas Culturais foi implantado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (03) no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, localizado em Itamaraju, na região do Extremo Sul da Bahia, a mais de 700 km da capital baiana. O lançamento do projeto no município contou com apresentações artísticas protagonizadas pelos estudantes que envolveram dança, muita música, poesia, cordel, além da apresentação de um coral que desenvolvido já no âmbito do projeto dentro da unidade escolar, com o envolvimento de estudantes, gestores e da comunidade local. Na oportunidade, o secretário Walter Pinheiro, que participou das atividades, realizou a entrega da manutenção da unidade escolar, que passa a contar com um auditório reformado e nova pintura.
 
Pinheiro ressaltou a importância da diversidade cultural do território e sobre a oportunidade de novos conhecimentos para os estudantes da região. “O desafio pautado pela política de governo é que esse projeto chegue às 1300 escolas, lembrando que as nossas unidades já possuem diversas atividades de dança, música, literatura e artes plásticas. Mas essa iniciativa busca implantar a cultura como parte do eixo pedagógico, e não apenas com ações esparsas. A ideia também é a escola dar condição ao aluno que tiver interesse em seguir no caminho das artes um espaço para sua formação, interagindo com manifestações culturais da região, a comunidade escolar e estudantes das redes estadual e municipal” disse Pinheiro, que ainda autorizou a implantação de cursos técnicos de nível médio na unidade.
 
A diretora da escola, Clélia Henriqueta, destacou a iniciativa da secretaria em implantar cultura e arte nas escolas da Bahia. “Recebemos com muito orgulho esse projeto que só traz benefícios para nossos estudantes, que são os verdadeiros protagonistas da escola. Agora contamos com um amplo auditório climatizado, uma sala de cinema e todo o material para que os nossos estudantes possam trabalhar cultura e arte dentro da escola. Isso é de extrema importância na formação desses meninos e um momento ímpar para o crescimento da nossa unidade escolar”, afirmou. A banda Marcial do Complexo Integrado de Educação de Itamaraju foi a responsável por recepcionar todos os presentes e entoou clássicos como o sucesso na voz de Tim Maia, ‘Não Quero Dinheiro’.
 
Sobre o projeto
A iniciativa está sendo desenvolvida em 85 escolas nesta etapa e busca potencializar as experiências artísticas e culturais já existentes nas unidades escolares e fomentar novas atividades. As escolas que recebem o projeto estão sendo requalificadas para o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a dança, música, literatura, inovação, para o audiovisual e o empreendedorismo, entre outras atividades. Elas passam a contar com um coordenador cultural, além de um kit de audiovisual contendo duas caixas de som, dois pedestais, um projetor, um notebook, uma tela de 3X5m, e um kit com Livros, CDs e DVDs. O projeto é resultado de parceria entre as secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.

Notícias Relacionadas