Jogos Estudantis da Rede Pública integram escolas nos territórios de Itapetinga e Amargosa

Fotos: divulgação
A semana será de muita adrenalina para os estudantes das escolas que irão participar das finais territoriais dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP). Os alunos de escolas ligadas aos Núcleos Territoriais de Educação de Itapetinga (NTE 08) e Amargosa (NTE 09), por exemplo, competem em diferentes modalidades, na perspectiva de conquistar vagas na etapa estadual, que acontece em Salvador.

Em Itapetinga (a 579 km da capital), os jogos terão a participação de 470 estudantes, de 19 escolas, localizadas em 13 municípios. As atividades começam, às 8h30, desta terça, no Estádio Municipal, com as competições de Futebol de Campo. Na programação constam, também, jogos de Tênis de Mesa, Voleibol, Baleado, Futsal e Handebol, além de Atletismo, Salto a distância e Xadrex. As competições seguem até quinta-feira (14).

A estudante do 3º ano, Lara Santos, 18, do Colégio Estadual John Kennedy, Santa Cruz da Vitória (NTE 8), que participa das equipes de Handebol e Baleado, fala sobre a expectativa em torno do JERP. “A oportunidade é muito bacana de poder competir com os colegas de outras cidades, pois os jogos acabam surgindo como uma troca de experiência no nosso aprendizado”, destaca.

Para a professora de Educação Física, Tahisa Messias, do Colégio Estadual John Kennedy, os jogos promovem uma forte integração entre a comunidade escolar. “As competições são importantes para criar uma maior relação pessoal e social entre os estudantes, além de incentivar a prática esportiva. A primeira pergunta quando inicia o ano letivo é se haverá o JERP, para se ter a noção da expectativa dos estudantes em participar do evento”, conta.

Já em Amargosa, a 244 Km de Salvador, as competições acontecem na quinta-feira (14), a partir das 8h, no Ginásio de Esportes do Município, com a participação de mais de 300 alunos. Na etapa, estarão envolvidas as modalidades de Futsal, Voleibol, Handebol, Basquete e Futebol. Serão 18 escolas de 11 municípios do território.

O estudante do 2º ano Charles do Santos, 17, do Colégio Estadual Ana Lúcia Castelo Branco, em Brejões (NTE 09) diz que a relação com o esporte aumenta o seu desempenho em sala de aula. “O JERP é um atrativo a mais para o estudante que gosta de esporte, porque o ingresso nas equipes está associado ao bom desempenho na escola. Por isso, eu acabo me dedicando aos estudos e isso ajuda na minha formação”, afirma.

Mais sobre o JERP - Os Jogos Estudantis da Rede Pública são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da Educação Básica, tendo como princípios a diversidade, ética, integração, socialização, inclusão, participação, cooperação, regionalismo e emancipação. As modalidades esportivas fazem parte da dinâmica da rede estadual de ensino em oficinas de Esporte e do programa Mais Educação, nas escolas de educação integral e no currículo da disciplina de Educação Física. Os jogos são organizados em todos os territórios da Bahia, integrando os estudantes. Além das escolas da rede estadual de ensino, o JERP ainda inclui as escolas públicas municipais e federais.