Jornada Pedagógica 2013 chega ao fim nas escolas estaduais

A Jornada Pedagógica 2013 chegou ao fim nesta terça-feira (02/04) nas escolas da rede estadual da Bahia. Durante dois dias, professores, coordenadores e diretores se reuniram nas próprias escolas para preparar os programas pedagógicos do ano letivo de 2013, que tem início nesta quarta-feira (03/04), quando mais de um milhão de estudantes voltam às salas de aula da rede estadual. A intenção principal da Jornada Pedagógica é fortalecer o ensino-aprendizagem durante as atividades pedagógicas.

Neste ano, todas as escolas da rede estadual que ofertam ensino fundamental contam com o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar). O objetivo é aprimorar o desempenho dos estudantes (mais de 300 mil) em língua portuguesa e matemática, consideradas base para o sucesso escolar em todas as áreas do conhecimento. Professores e estudantes recebem material didático específico.

Além disso, todos os estudantes do ensino médio (mais de 460 mil) da rede estadual passam a contar com o projeto Ensino Médio em Ação (EM-Ação), que tem como foco a melhoria da aprendizagem. O projeto trabalha com suporte pedagógico aos alunos em turno diferente ao regular com aulas de monitoria e produção e distribuição de material didático.

Já a produção e investigação científica nas escolas estaduais está estimulada com o projeto Ciência na Escola, que chega a todos os estudantes da rede. O projeto inclui a formação de professores, realização anual da Feira de Ciências e, também, a edição de livros e matérias didáticos focados na realidade baiana. A idéia é criar uma escola mais atrativa e agradável, envolvendo o estudante com o seu próprio processo de aprendizagem

No planejamento do ano letivo, todos os cursos, níveis, séries/anos e modalidades devem assegurar o trato com as temáticas transversais: Educação das Relações Étnico-raciais, História e Cultura Africana e Indígena, Educação Ambiental, Educação das Relações de Gênero e Sexualidades, Educação para Saúde, Educação Especial e Educação Fiscal. Essas temáticas, que perpassam todo o currículo da educação básica, contribuem para a formação humanística, a compreensão das relações sociais, o enfrentamento às desigualdades sociais, a construção de conhecimentos contextualizados e interseccionados, potencializando os diálogos inter e transdisciplinares.