Live debate potencial da Educação Ambiental na formação da cidadania

As secretarias da Educação (SEC) e do Meio Ambiente (SEMA) do Estado promoveram, nesta quinta-feira (10), uma live para debater "A Educação Ambiental como promotora da cidadania nos territórios da Bahia". O encontro apresentou estudos e projetos de escolas e universidades baianas para ressaltar a necessidade do protagonismo cidadão no engajamento na defesa do meio ambiente.

Para Cézar Lisboa, chefe de gabinete da SEC,  o ser humano precisa reavaliar sua forma de convivência com a natureza, buscando um formato harmônico. “Não dá mais para o humano continuar sua jornada sem avaliar, de forma consciente, as formas de convivência e utilização dos recursos naturais. Nosso Estado é muito grande, possui vários biomas e isso requer que analisemos cada território de forma individual, porque cada espaço, além de uma identidade social, possui uma relação diferente com a natureza”.

O professor Renato de Almeida apresentou projetos e defendeu uma maior interação das unidades de ensino com as comunidades. “Temos que encontrar formas de aproximar os debates e ações dos conselhos municipais e da sociedade. Temos que pensar na transmissão de conhecimentos, levando em consideração os coletivos de educadores dentro das cidades ou de forma intermunicipal. Precisamos ser cidadãos políticos, temos que nos envolver com o tema e devemos colocar nossos estudantes para definirem e pensarem em campanhas, chamando a atenção da comunidade para os problemas locais”.

De acordo com Marcius Gomes, coordenador Executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, o tema apresenta reflexões que devem estar inseridos no cotidiano das escolas. “É importante definir em nossas unidades escolares a possibilidade de engajamento dos profissionais da Educação e dos estudantes sobre o tema. Pretendemos formar pessoas ativas e ligadas aos conceitos que permeiam o tema, gerando conscientização desde o começo da formação escolar.”

O momento, que foi mediado pelo coordenador de Educação Ambiental e Saúde da SEC, Fabio Barbosa, contou com a tradução simultânea em Libras pela intérprete Taiane Alves e também teve a participação do superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da SEMA, Claudemir Nonato; do diretor de Educação Ambiental da SEMA, José Carlos Oliveira; do professor Aldo Carvalho, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA); e do deputado estadual Marcelino Galo.