Mais de 40 mil professores planejam o ano letivo

Mais de 40 mil professores da rede estadual estão reunidos nas escolas para planejar o ano letivo.  Até sexta-feira (3), eles avaliam resultados e traçam metas e estratégias com o objetivo de melhorar a qualidade da educação baiana e, consequentemente, elevar os índices educacionais. Além de construir os planos de curso para cada área do conhecimento, durante a jornada pedagógica, estão analisando os indicadores internos e externos da unidade escolar, por série, nível e modalidade, e construindo planos de ação para 2012, no intuito de atender às perspectivas de sucesso do ensino e da aprendizagem.

“Para mim, sem planejamento as coisas não funcionam. Esse encontro faz com que a gente trabalhe de forma alinhada. Quem sai ganhando são os alunos, que tem um trabalho pensado e feito diretamente para eles”, diz Norma Cruz, professora de Português do Colégio Estadual Almirante Barroso, em Periperi. Ela destaca, ainda, a importância de planejar com base em resultados. “Tendo acesso a esses indicadores, a gente faz uma leitura da turma, do aluno e da escola. Isso é muito bom, porque, focando diretamente no problema, é mais fácil alcançar os resultados”, avalia.

Colega dela na unidade, o professor de Matemática, Márcio Lobo, diz que a jornada pedagógica é o momento de fazer toda a projeção do conteúdo que será trabalhado ao longo do ano letivo e dar um direcionamento às ações que serão realizadas. “Quando a gente planeja, os resultados são melhores”, considera.

Além do planejamento das ações, os professores têm a oportunidade de conhecer o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), da Secretaria Estadual da Educação, que vai dar subsídios às escolas para resolverem questões de ordem pedagógica, por meio de assessoria da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb). “Acho muito importante esse projeto, que visa acompanhar o aluno de perto. A proposta político- pedagógica está muito interessante”, opinou o professor de Química do Colégio Estadual Kléber Pacheco, em Pernambués, Reginaldo Matos Souza.

Professora de História há 20 anos, Maria José Nunes Vieira, que também trabalha no Colégio Estadual Kléber Pacheco, considera a jornada um dos momentos mais importantes do processo pedagógico. “O SGE é mais um dos fatores de otimização para potencializar os resultados na educação. Quando a gente conhece os resultados a fundo, fica mais fácil desenvolver caminhos que cheguem a possíveis soluções”, afirma.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ratifica que “a Jornada Pedagógica é, por excelência, o espaço para que educadores e gestores planejem o ano letivo, tendo a escola como o lugar de formação continuada, de modo a garantir um planejamento, de fato, coletivo e que assegure ao estudante o direito de aprender”.

A Jornada Pedagógica 2012 acontece em dois turnos. No turno diurno, a programação segue das 7h30 ao meio-dia e, no turno noturno, das 18h30 às 22 horas. Todos os instrumentos e conteúdos necessários para o planejamento do professor, por área do conhecimento, e para a elaboração do plano de curso estão disponíveis no Portal da Educação, em um hotsite dedicado à jornada. Além disso, este ano, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza um fórum on-line para comunicação direta e em tempo real com professores.