Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Mais de 40 mil professores planejam o ano letivo
Mais de 40 mil professores da rede estadual estão reunidos nas escolas para planejar o ano letivo. Até sexta-feira (3), eles avaliam resultados e traçam metas e estratégias com o objetivo de melhorar a qualidade da educação baiana e, consequentemente, elevar os índices educacionais. Além de construir os planos de curso para cada área do conhecimento, durante a jornada pedagógica, estão analisando os indicadores internos e externos da unidade escolar, por série, nível e modalidade, e construindo planos de ação para 2012, no intuito de atender às perspectivas de sucesso do ensino e da aprendizagem.
“Para mim, sem planejamento as coisas não funcionam. Esse encontro faz com que a gente trabalhe de forma alinhada. Quem sai ganhando são os alunos, que tem um trabalho pensado e feito diretamente para eles”, diz Norma Cruz, professora de Português do Colégio Estadual Almirante Barroso, em Periperi. Ela destaca, ainda, a importância de planejar com base em resultados. “Tendo acesso a esses indicadores, a gente faz uma leitura da turma, do aluno e da escola. Isso é muito bom, porque, focando diretamente no problema, é mais fácil alcançar os resultados”, avalia.
Colega dela na unidade, o professor de Matemática, Márcio Lobo, diz que a jornada pedagógica é o momento de fazer toda a projeção do conteúdo que será trabalhado ao longo do ano letivo e dar um direcionamento às ações que serão realizadas. “Quando a gente planeja, os resultados são melhores”, considera.
Além do planejamento das ações, os professores têm a oportunidade de conhecer o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), da Secretaria Estadual da Educação, que vai dar subsídios às escolas para resolverem questões de ordem pedagógica, por meio de assessoria da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb). “Acho muito importante esse projeto, que visa acompanhar o aluno de perto. A proposta político- pedagógica está muito interessante”, opinou o professor de Química do Colégio Estadual Kléber Pacheco, em Pernambués, Reginaldo Matos Souza.
Professora de História há 20 anos, Maria José Nunes Vieira, que também trabalha no Colégio Estadual Kléber Pacheco, considera a jornada um dos momentos mais importantes do processo pedagógico. “O SGE é mais um dos fatores de otimização para potencializar os resultados na educação. Quando a gente conhece os resultados a fundo, fica mais fácil desenvolver caminhos que cheguem a possíveis soluções”, afirma.
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ratifica que “a Jornada Pedagógica é, por excelência, o espaço para que educadores e gestores planejem o ano letivo, tendo a escola como o lugar de formação continuada, de modo a garantir um planejamento, de fato, coletivo e que assegure ao estudante o direito de aprender”.
A Jornada Pedagógica 2012 acontece em dois turnos. No turno diurno, a programação segue das 7h30 ao meio-dia e, no turno noturno, das 18h30 às 22 horas. Todos os instrumentos e conteúdos necessários para o planejamento do professor, por área do conhecimento, e para a elaboração do plano de curso estão disponíveis no Portal da Educação, em um hotsite dedicado à jornada. Além disso, este ano, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza um fórum on-line para comunicação direta e em tempo real com professores.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo