Matrícula segue nesta terça (25) para estudantes da rede estadual que desejam mudar de escola

Palavras-chave:

O processo de matrícula na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2022 segue, nesta terça-feira (25), para os estudantes que desejam se transferir para outra unidade escolar da própria rede, por interesse pessoal ou pela inexistência da série subsequente na unidade escolar em que concluiu o ano letivo em 2021. Para isso, o estudante deverá solicitar a sua transferência diretamente na unidade escolar em que estava matriculado.

Nesta segunda-feira (24), a matrícula foi direcionada para Pessoas com Deficiência (PcD). No Colégio Estadual Satélite, localizado em Salvador, as matrículas foram realizadas em horários previamente agendados pela unidade com os familiares ou responsáveis legais. A diretora do colégio, Adrina Barbosa, falou sobre o acolhimento dos pais no momento da matrícula. “Geralmente, os pais trazem os alunos e a gente mostra toda a estrutura do colégio, a exemplo da sala multifuncional para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos alunos no turno oposto. Além disso, explicamos sobre a parte pedagógica, apresentamos os funcionários e tiramos as dúvidas dos familiares”.

A mãe da estudante Milena Pinto Barros, 15, que possui necessidade específica e cursará o 1° ano do Ensino Médio na unidade, já efetivou a matrícula da filha. “Eu já conhecia o colégio e é bem organizado. Por isso, tirei a minha filha da rede particular para estudar aqui. Eu gostei muito do ambiente e isso também é importante para o estudante se sinta bem”, afirmou Adriana Pinto.

Cronograma - O calendário de matrícula segue nos dias 26 e 27 de janeiro para os concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental oriundos apenas da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente via internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.
 
No dia 28 de janeiro, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem. Já no período de 31 de janeiro e 1º de fevereiro poderá ser efetuada a matrícula do estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede estadual em qualquer ano ou série do Ensino Médio. Nestes três dias, a matrícula também poderá ser feita através da internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.

A matrícula pode ser realizada via internet, com acesso pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou diretamente pelo endereço http://matricula.sigeduc.educacao.ba.gov.br/, ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. O sistema fica disponível até 1º de fevereiro e os estudantes, pais e/ou responsáveis devem ficar atentos ao cronograma de matrícula que indica os dias específicos para cada público (baixe aqui: https://bit.ly/3IjOZTK).

Documentos - A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida que, em caso de pendência, poderá ser apresentada obrigatoriamente na secretaria escolar posteriormente. São estes os documentos: via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF); via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada; via original do histórico escolar; via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; via original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal; e cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.

Notícias Relacionadas