Membros dos colegiados escolares da rede estadual tomam posse

Uma cerimônia com entrega de diplomas mudou a rotina do Colégio Estadual Octacílio Manoel Gomes, no município de Ubaitaba, ontem (24). Na plateia, representantes de todos os segmentos da comunidade escolar (estudantes, pais, funcionários e professores) eram só ouvidos para o discurso de posse dos novos membros do colegiado escolar, eleitos democraticamente em dezembro.

O diretor da unidade, Adriano Paraíso, explica que as eleições no colégio sempre contam com a participação de funcionários, professoes, pais e, principalmente, dos estudantes. “É o fortalecimento da democracia, pois todos se colocam à disposição para melhorar o seu segmento. A forma como a Secretaria da Educação divulgou o processo, enviou material e orientou os membros foi muito interessante”, afirma.

A posse dos novos membros já pode ser realizada em 1.170 escolas da rede estadual, cuja eleição foi homologada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com a publicação no Diário Oficial do Estado. Todo o processo, que se iniciou após o período das eleições, de 6 a 10 de dezembro, foi realizado em tempo recorde.

De acordo com a coordenadora de ações participativas da Secretaria, Andréa Líger, a agilidade na validação do pleito se deve à mobilização da comunidade e ao Sistema Escolar Colegiado. “Além disto, nós entregamos um CD com todos os formulários necessários e soluções para possíveis dúvidas. A articulação de todas estas frentes resultou em uma eleição tranquila, sem nenhum recurso ou anulação”, ressalta Andréa.

A próxima etapa, após a homologação e posse de todos os colegiados, é a formação continuada dos novos membros, desenvolvida pela Secretaria da Educação, que tem início em abril e acontece durante todo o ano.

Gestão participativa – Os colegiados escolares são formados por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, que atuam junto à gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas, elaborando propostas e contribuindo para a melhoria da educação.