Menos de 10% das escolas estão paralisadas

O movimento de volta às aulas dos estudantes da rede estadual acontece em toda Bahia. Nesta quarta-feira (01/07), apenas 8% das unidades escolares ainda se encontram paralisadas. Das 118 escolas ainda sem aula, 78 estão localizadas em Salvador. Ao todo, das 1.411 escolas, 1.293 já estão em funcionamento (92%). Somente nos últimos dois dias, 47 unidades voltaram ao funcionamento no estado, sendo 35 na capital baiana.

O Colégio Estadual Marquês de Maricá, no Pau Míudo, é uma das escolas da capital baiana em funcionamento. “Nós estamos com frequência regular. Os estudantes já retomaram suas atividades, estão bastante animados. E os professores também estão retomando conteúdos do ponto em que havíam parado. O calendário de reposição foi aprovado pelo colegiado escolar e já foi encaminhado para a Secretaria da Educação para validação”, disse a diretora Ângela Araújo.

Na Diretoria Regional de Educação de Santo Antônio de Jesus, todas as unidades entraram em funcionamento, nesta quarta-feira (1º/08), com o retorno das aulas nos colégios estaduais Democrático de 2º Grau Rômulo Almeida e Renato Machado. “Nossa Direc conta com 26 escolas, 18 mil estudantes e abrange 12 municípios. A situação já está normalizada. Agora, estamos focados na elaboração do calendário de reposição”, disse o diretor da Direc, Clovis Esequiel dos Santos.

Reposição de aulas - A Secretaria da Educação garante a reposição de todas as aulas prejudicadas. “Não existe hipótese de anulação do ano letivo. Algumas escolas sequer pararam suas atividades e, em outras, a paralisação ocorreu por um curto período de tempo. Todas estas já se encontram cumprindo o calendário de reposição de aulas e outras, inclusive, já fizeram a reposição durante o recesso junino”, afirma Osvaldo Barreto secretário da Educação.

Os programas de reposição de aulas são aprovados pelos colegiados escolares das unidades e supervisionados pela Secretaria da Educação. Para aquelas unidades escolares que ainda não realizaram reposição, a orientação é que priorizem a utilização dos sábados e, naquelas que forem preciso, utilizar o mês de janeiro de 2013.