Ministro africano vem ao Brasil conhecer sistema educacional

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reuniu-se, na manhã desta terça-feira, 23, com o ministro da Educação, Cultura e Formação de São Tomé e Príncipe, Olinto Daia, para apresentar o sistema educacional brasileiro. Daia está em missão no Brasil para desenvolver parcerias técnicas e destacou as boas experiências brasileiras em avaliação e gestão nessa área.

Durante o encontro, Mercadante apresentou vários programas do MEC, como a construção de creches e pré-escolas, o programa Mais Educação para a educação básica, ensino técnico e profissional; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas de estudos para universitários de baixa renda, e o Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas para brasileiros no exterior. “A educação precisa ser vista de maneira sistémica, da creche e pré-escola à pós-graduação”, disse o ministro.

A visita do ministro africano tem como principais objetivos conhecer os programas e as boas práticas em educação. “O Brasil tem grande experiência na avaliação e na gestão escolar. Queremos conhecer esses programas e ver como podem ser implantados no contexto de São Tomé”, explicou.

Daia lembrou que brasileiros e africanos já são parceiros. “Nós já temos dois projetos com o Brasil: Educação de jovens e adultos, um projeto de sucesso, e assistência técnica no âmbito da saúde e alimentação escolar”, disse o são-tomense.

Em 2007, a República de São Tomé e Príncipe aprovou o Educação: Horizonte 2022, conjunto de metas e prioridades para reestruturar o sistema educacional do país. “Elaboramos uma estratégia para o desenvolvimento da educação que estabelece objetivos até 2022. Agora chegamos a uma fase que precisamos consolidar o que deveremos fazer para conseguir cumprir essas metas”, concluiu o Daia.

São Tomé e Príncipe é um país da África Subsaariana de colonização portuguesa. Independente desde 1975, as duas ilhas principais que formam o país têm população de 187 mil pessoas e o português como língua oficial.

Fonte: Ascom/MEC