Museu Udo Knoff abre exposição em parceria com estudantes do Colégio Estadual Azevedo Fernandes

‘Salvador Cantada em Verso, Prosa e Cores’ é o nome da exposição que será inaugurada na próxima terça-feira (3 de abril), às 10h, no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, localizado no Pelourinho/Centro Histórico de Salvador. A mostra foi produzida por estudantes do Colégio Estadual Azevedo Fernandes em parceria com o Laboratório de Educação Digital: Museu Arte e Cultura (LabDimus), vinculado à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), aos museus Tempostal e Udo Knoff .

A exposição retrata e homenageia a cidade de Salvador, por meio de 18 azulejos pintados a mão, 20 fotografias e 20 poesias produzidas pelos alunos. A abertura contará com um sarau e performances de músicas e poesias dos estudantes com o grupo ‘Poemusik – Poesia Musicada’. As obras ficam em cartaz até dia 30 do mesmo mês, com visitação gratuita sempre de terça a sábado, das 13 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail educativoudoknoff@gmail.com ou telefone (71) 3117-6389.

A exposição faz parte de um conjunto de ações realizadas pelo colégio, em parceria com os três. “Essa atividade é um recorte do projeto ‘Pelourinho, território (em) cantos de Salvador’ que tem o objetivo de aproximar a escola e a comunidade do local onde estudam e residem, construindo uma identidade local e contextualizando os conteúdos.”, explica a professora da unidade escolar, Adriana Santana.

Segundo a docente, a pretensão é “homenagear a cidade de Salvador em seu aniversário de 469 anos, enaltecendo seus encantos, alertando sobre os problemas sociais e criando um ambiente onde esses jovens possam discutir sobre os problemas do bairro, apontando soluções, contribuindo com as políticas públicas com o objetivo de se tornarem agentes de transformações da sua comunidade”.

Como parte do projeto, em 15 deste mês, os estudantes visitaram o Museu Tempostal para apreciar os cartões postais que retratam Salvador antiga. Além disso, participaram de uma palestra sobre a Praça Castro Alves. No dia seguinte, a turma participou de um workshop de fotografia e fez um passeio turístico pelo Centro Histórico. Na ocasião, os alunos registraram em suas câmeras o seu olhar sobre o Pelourinho, sendo a atividade mediada pelo estudante de Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Alan Fernandes, técnico do LabDimus.

No dia 21, os alunos tiveram acesso à história da azulejaria na Bahia no Museu Udo Knoff e, em seguida, realizaram uma oficina de pintura em cerâmica com objetivo de retratar os pontos turísticos da cidade. Ao final da atividade, cantaram seus poemas à Bahia com o grupo ‘Poemusik – Poesia Musicada’.

O projeto interdisciplinar envolveu as disciplinas de Artes e Língua Portuguesa (com as professoras Adriana Santana e Maria Pompeia Almeida); Identidade e Cultura (com os professores Jorge Lopes e Janildo Ramos); Física (com o professor Júlio Costa Santos); além de contar com a colaboração do professor de Geografia, José Antônio Sousa, e os gestores Eliana Teles, Jair Gomes e Jorge Mehemere. Saiba mais detalhes sobre o Udo Knoff no site do espaço.

Fonte: Ascom/Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac)