Nova escola será entregue pelo Governo do Estado, em Rodelas

Fotos: Claudionor Jr.

Mais qualidade de vida para 60 famílias do Assentamento Pôr do Sol, em Rodelas, norte do estado, passa a ser garantida com a entrega do sistema de abastecimento de água, pelo governador Jerônimo Rodrigues, neste sábado (15). Ainda no município, avenidas e ruas ganharam pavimentação e convênios para execução de obras de saúde, esporte, educação e infraestrutura também foram autorizados.

Acompanhado da primeira-dama do Estado, a professora Tatiana Velloso, da secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, e de outros secretários estaduais, o governador garantiu a construção de uma creche no bairro Moreira, além de seis salas de aula no Complexo das Agrovilas, no distrito de Itacoatiara, distante 42km da sede. As duas obras somam um investimento de R$ 8 milhões. A localidade também vai ganhar pavimentação asfáltica no entroncamento da BA-210 e no distrito de Araticum.

Ainda este ano, terá mais entrega para o município, conforme anunciou o governador. “Uma escola completa, com restaurante, biblioteca e laboratório já está sendo construída. Carrego a alegria de poder contribuir com o futuro dessas crianças. Nasci em um município muito menor que Rodelas e sei como essas obras impactam diretamente na vida das pessoas”, garantiu Jerônimo Rodrigues.

Fotos: Claudionor Jr.

Em paralelo à agenda do governador no município de Rodelas, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, visitou o Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas e, também, a obra de construção de um novo prédio escolar com 12 salas, na aldeia Atikum. “Eu pude ver de perto o trabalho incrível que a comunidade escolar faz com uma educação contextualizada com a história e cultura dos estudantes. Além disso, visitei a obra de uma escola na aldeia Atikum, que é fruto da luta dos povos indígenas em uma parceria do Governo do Estado e município, através de um regime de colaboração, porque a gente precisa fortalecer o município e a Educação deve ser compartilhada”, destacou.

Entregas e autorizações

Durante agenda no município, acompanhado da primeira-dama do Estado, a professora Tatiana Velloso, e de secretários estaduais, o governador Jerônimo Rodrigues visitou o Estádio Municipal Manoel Otávio de Souza, totalmente reformado pelo Governo do Estado. Foram investidos R$ 1,8 milhões na recuperação do vestiário, iluminação, arquibancada e banco reserva.

Em seguida, entregou a pavimentação da travessia urbana da sede, com um investimento de R$ 4,2 milhões e 2,9 km de extensão. Bairros populares do Centro também ganharam pavimentação em paralelepípedo, em uma área de 5,8 mil metros quadrados.

Na ocasião, foram firmados convênios com o município, para nas áreas da saúde, esporte, educação e infraestrutura. A UTI Móvel de Rodelas vai receber equipamentos de saúde; um ginásio esportivo com quadra coberta será construído na sede, com um investimento de R$ 2,3 milhões.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA