Obra ‘Morte e Vida Severina’ é utilizada para discutir a seca no Nordeste

Foto: acervo pessoal

Um jogral (tipo de coral falado) sobre o texto ‘Morte e Vida Severina’, de João Cabral de Melo Neto, para abordar a seca no Nordeste e as tecnologias usadas para a convivência com a estiagem; maquetes de cidades sustentáveis e instalações simbolizando o desmatamento, as biotecnologias e o consumo consciente foram algumas das ações apresentadas por 179 estudantes do Colégio Estadual José Tobias Neto, no bairro do Costa Azul, em Salvador. A atividade, realizada sábado (12), envolvendo cinco turmas do Ensino Médio, foi a culminância da I Mostra de Ciências, um projeto interdisciplinar batizado de ‘Os caminhos da natureza e suas tecnologias’.

O estudante Igor Oliveira, 15 anos, 1º ano, estudou os temas ‘Cidade sustentável’ e ‘Consumo consciente’ e se aprofundou no conceito dos “5R”: reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e repensar. “Passei a ter uma nova visão de mundo. Aprendi, por exemplo, a praticar o consumo consciente, ou seja, a diminuir o consumismo, que é o consumo desenfreado e irresponsável. Um dos aprendizados que vou levar para o meu dia a dia é a necessidade urgente de evitar o desperdício de elementos essenciais da vida humana, como a água e a energia”. A aluna Isa Lara Silva, 18 anos, 3º ano, ficou na equipe do tema Rio 92, Rio +10, Rio +20: perspectivas futuras. Ela diz que, com o trabalho, ganhou conhecimento sobre “a importância de Brasil e outros países se unirem em prol o meio ambiente”.

“Passei a ter uma nova visão de mundo. Aprendi a praticar o consumo consciente", estudante Igor Oliveira

“O nosso objetivo foi promover a ressignificação da ciência e da tecnologia, visando estimular os nossos alunos a pesquisarem temas relevantes voltados ao meio ambiente, buscando meios sustentáveis para preservá-lo. O interessante é que, depois, eles se tornam multiplicadores de conhecimentos entre os seus familiares e a comunidade em geral”, destacou o diretor da unidade escolar, Antônio Gavaza.

A professora Silvana Maia, coordenadora da I Mostra de Ciências do Colégio José Tobias Neto, destacou o “total envolvimento” dos estudantes na busca de conhecimentos sobre as temáticas ligadas à natureza e às tecnologias. “Eles estudaram muito os temas e trouxeram para os estandes que montaram nas salas de aula o resultado de suas pesquisas de forma bastante dinâmica e criativa. Estou me sentindo muito realizada”, disse a professora de Biologia e Ciências, anunciando para quinta (19/9), a segunda etapa da mostra, dessa vez protagonizada pelos estudantes do Ensino Fundamental, que abordarão os temas reciclagem; mudanças ambientais globais; alimentação: produção e descarte; lixo urbano; tipos de energia e concentração de poluentes ao longo das cadeias alimentares.

Uma das organizadoras do trabalho, a professora de Língua Inglesa, Verônica Almeida, completou que, com o processo de realização da mostra, percebeu os alunos mais sensibilizados com a causa da sustentabilidade. “Além da consciência que já tinham ou adquiriram, eles estão mais objetivados a multiplicar o que aprenderam em suas pesquisas”.