Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Obra ‘Morte e Vida Severina’ é utilizada para discutir a seca no Nordeste
Um jogral (tipo de coral falado) sobre o texto ‘Morte e Vida Severina’, de João Cabral de Melo Neto, para abordar a seca no Nordeste e as tecnologias usadas para a convivência com a estiagem; maquetes de cidades sustentáveis e instalações simbolizando o desmatamento, as biotecnologias e o consumo consciente foram algumas das ações apresentadas por 179 estudantes do Colégio Estadual José Tobias Neto, no bairro do Costa Azul, em Salvador. A atividade, realizada sábado (12), envolvendo cinco turmas do Ensino Médio, foi a culminância da I Mostra de Ciências, um projeto interdisciplinar batizado de ‘Os caminhos da natureza e suas tecnologias’.
O estudante Igor Oliveira, 15 anos, 1º ano, estudou os temas ‘Cidade sustentável’ e ‘Consumo consciente’ e se aprofundou no conceito dos “5R”: reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e repensar. “Passei a ter uma nova visão de mundo. Aprendi, por exemplo, a praticar o consumo consciente, ou seja, a diminuir o consumismo, que é o consumo desenfreado e irresponsável. Um dos aprendizados que vou levar para o meu dia a dia é a necessidade urgente de evitar o desperdício de elementos essenciais da vida humana, como a água e a energia”. A aluna Isa Lara Silva, 18 anos, 3º ano, ficou na equipe do tema Rio 92, Rio +10, Rio +20: perspectivas futuras. Ela diz que, com o trabalho, ganhou conhecimento sobre “a importância de Brasil e outros países se unirem em prol o meio ambiente”.
“Passei a ter uma nova visão de mundo. Aprendi a praticar o consumo consciente", estudante Igor Oliveira
“O nosso objetivo foi promover a ressignificação da ciência e da tecnologia, visando estimular os nossos alunos a pesquisarem temas relevantes voltados ao meio ambiente, buscando meios sustentáveis para preservá-lo. O interessante é que, depois, eles se tornam multiplicadores de conhecimentos entre os seus familiares e a comunidade em geral”, destacou o diretor da unidade escolar, Antônio Gavaza.
A professora Silvana Maia, coordenadora da I Mostra de Ciências do Colégio José Tobias Neto, destacou o “total envolvimento” dos estudantes na busca de conhecimentos sobre as temáticas ligadas à natureza e às tecnologias. “Eles estudaram muito os temas e trouxeram para os estandes que montaram nas salas de aula o resultado de suas pesquisas de forma bastante dinâmica e criativa. Estou me sentindo muito realizada”, disse a professora de Biologia e Ciências, anunciando para quinta (19/9), a segunda etapa da mostra, dessa vez protagonizada pelos estudantes do Ensino Fundamental, que abordarão os temas reciclagem; mudanças ambientais globais; alimentação: produção e descarte; lixo urbano; tipos de energia e concentração de poluentes ao longo das cadeias alimentares.
Uma das organizadoras do trabalho, a professora de Língua Inglesa, Verônica Almeida, completou que, com o processo de realização da mostra, percebeu os alunos mais sensibilizados com a causa da sustentabilidade. “Além da consciência que já tinham ou adquiriram, eles estão mais objetivados a multiplicar o que aprenderam em suas pesquisas”.
Notícias Relacionadas
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições