Oficinas de arte e cultura movimentam Colégio Estadual Ruben Dário

Palavras-chave:
 
Foto: acervo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A primeira semana de aulas, neste segundo semestre, no Colégio Estadual Ruben Dário, na San Martin, em Salvador, está sendo marcada pela retomada dos projetos de arte, cultura e esporte. Os estudantes estão participando das oficinas de Violão, Karatê, Dança, Capoeira, Futsal, Teatro e Kickboxing.  As ações, que ocorrem no anfiteatro, têm o objetivo de promover o protagonismo estudantil e estimular a presença dos estudantes na escola no turno oposto aos quais estão matriculados. 
 
O estudante Edivaldo Santana, 18 anos, do 1º ano do Ensino Médio, optou pela oficina de dança e diz que as oficinas contribuem para o seu desempenho na escola. “Cheguei aqui há um ano e bem desmotivado. Mas quando comecei na oficina meu interesse aumentou e hoje tenho uma forma diferente de encarar a escola. Até o meu comportamento melhorou, pois temos que ter disciplina para atuar,” relata.
 
 
Já o estudante do 9º ano, Jônatas Andrade, 14, destaca que “apesar de gostar de Karatê, não tinha condições de pagar uma academia. Aqui estou realizando o sonho de praticar este esporte”, comenta. O colega Fagner Bispo, 14, aluno do 1º ano, optou pela oficina de violão. Ele ressalta que a cultura é muito importante para o desenvolvimento do estudante “por isso praticar aulas de violão proporciona aprender de forma divertida, aliando o lazer aos estudos.”      
     
O diretor do Colégio, Antônio Pimenta, explica que as ações de esporte, arte e cultura, dinamizam o ambiente escolar. “Por meio do Mais Educação, que é uma parceria da Secretaria da Educação com o Governo Federal, buscamos trazer o aluno para a escola visando sua formação em diversos aspectos. Os estudantes interessados realizam a oficina no turno oposto e a receptividade tem sido muito boa. Para destacar, mais de 350 estudantes já passaram pela oficina de violão”, comemora.
 

Notícias Relacionadas