Ouvidoria vai à Escola e amplia diálogo com a comunidade

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação

Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Luiz Navarro de Brito, localizado na Lapinha, em Salvador, tiveram a oportunidade, nesta quinta-feira (24/09), de exercitar a cidadania. Por meio do projeto Ouvidoria vai à Escola, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, puderam apresentar reclamações, sugestões e elogios sobre demandas da unidade, além de conhecer os canais de comunicação abertos pelo órgão para receber manifestações diretas da comunidade escolar. A ação aconteceu paralelamente no Colégio Estadual Carlos Marighella, no Stiep, em Salvador.

"É interessante ver as equipes saírem de seus gabinetes e vir a nossa unidade conhecer as demandas", estudante Gustavo Viana

“Estamos estimulando a participação dos estudantes na comunidade escolar, contribuindo com a formação cidadã e mobilizando em torno do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que convoca a participação de todos para a melhoria da educação pública na Bahia. Desde a criação do projeto em 2013, estivemos em 480 escolas, e agora em 2015, chegamos a 135 unidades na capital e interior, com 1800 registros de respostas a demandas recebidas nas visitas às escolas,” explica o ouvidor da Educação, Francisco Neto. Para ele, o projeto “tem tido uma aprovação excelente, com 92,6% de elogios e apoio à iniciativa”.

O estudante do 4º ano do Curso Técnico em Logística, Gustavo Viana, 18 anos, ressalta a importância do projeto Ouvidoria vai à Escola. “Essa ação é fundamental, pois aproxima a Secretaria da Educação das Escolas. É interessante ver as equipes saírem de seus gabinetes e vir a nossa unidade conhecer as demandas dos alunos, dos gestores, professores e funcionários. Nós temos que exercer nosso direito de cidadão, mostrando as necessidades dentro da escola”, afirmou.

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação

Representante dos educadores no Colegiado Escolar, o professor de Sociologia e História, Rutemberg Trindade Jr., afirma que “no momento em que a Ouvidoria propõe vir para o espaço onde o cidadão está usufruindo do serviço do Estado, essa aproximação tende a ser muito proveitosa para o atendimento das demandas”.

Ouvidoria
O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria da Secretaria da Educação por meio do telefone gratuito 0800 284 0011, do Portal da Educação, do Portal da Ouvidoria Geral do Estado, pelo número 162 ou enviar e-mail para ouvidoria@educacao.ba.gov.br. Os interessados podem, ainda, comparecer à sede da Ouvidoria da Educação no SAC Educação, localizado no Instituto de Cacau, no Comércio, para se manifestar pessoalmente.