Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Parceria com Neojiba inicia revitalização de fanfarras das escolas estaduais
Parceria com Neojiba inicia revitalização de fanfarras das escolas estaduais
As bandas de fanfarra dos colégios da rede estadual costumam ser a porta de entrada para a prática da música. A possibilidade de aprender a tocar um instrumento e construir uma prática coletiva pode ser transformadora para muitos adolescentes e jovens baianos.
Com essa perspectiva, o governador Rui Costa lançou, no dia 4 de novembro, dentro do pacote de ações sociais do Pacto pela Vida, uma parceria dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) com o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. O objetivo é promover o fortalecimento e estruturação das fanfarras e coros das escolas estaduais na Bahia.
A primeira ação foi a Capacitação para Mestres de Fanfarra, realizada entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro, em dois colégios da rede pública de ensino de Salvador. Durante a qualificação, o Neojiba apresentou aos mestres das fanfarras nova proposta pedagógica para as bandas, com novas abordagens e referências para o ensino da música, mudança na instrumentação e novos materiais didáticos.
Foto: Ascom/SJDHDS
Atualização
“A gente precisa se atualizar. Os novos alunos não querem mais os instrumentos arcaicos. Eu peguei um material didático maravilho para trabalhar com a minha fanfarra”, afirmou Isa Maria Mendes, mestre há 12 anos e atualmente à frente da banda do Colégio Raphael Serravale.
O curso agradou aos mestres e contribuiu para aprimorar o trabalho que desenvolvem nas bandas. “Para mim, esse curso foi a melhor coisa que aconteceu. Nunca tivemos algo tão rico. Sempre fiz meu trabalho na base da curiosidade. Agora estou aprendendo de forma mais técnica”, afirmou Grimaldo Bonfim, que trabalha com bandas há 45 anos e hoje atua na Secretaria da Educação do Estado da Bahia e no apoio aos grupos.
“Este foi apenas o primeiro passo de uma longa jornada para que possamos juntos - Neojiba, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social [SJDHDS) e [Secretaria de Educação] - fortalecer nossas fanfarras e levar a música para mais crianças e jovens em todo o estado da Bahia”, afirma a diretora institucional do programa, Beth Ponte.
Mestres de bandas
Helder Passinho Jr., responsável pelo curso e coordenador de Trompetes do Neojiba, e Cleide Araújo, da Coordenação de Educação Integral da Secretaria da Educação, realizaram visitas técnicas às escolas da rede estadual de ensino e construíram um diagnóstico da situação atual das bandas escolares antes do encontro.
A partir deste trabalho, o Neojiba elaborou uma proposta de projeto pedagógico que foi apresentado durante a capacitação. Participaram do encontro 31 mestres de bandas de 44 colégios estaduais da Região Metropolitana de Salvador.
Segundo o coordenador de Trompetes, a ideia é oferecer aos mestres formação, em linguagem musical, para que eles possam multiplicar o conhecimento junto aos alunos da rede pública de ensino. “É muito importante oferecer esse leque de novos conhecimentos aos mestres, pois a maioria é autodidata, do ponto de vista da formação musical”, disse Helder.
Além desses pontos, a proposta contempla o incentivo à prática da música de câmara e a consultoria para estímulo à produção autoral e conhecimento de composições e arranjos. A ideia de incentivar a formação de pequenos grupos dentro das bandas é para desenvolver e promover o sentido de liderança e responsabilidade.
Parceria
Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia são um programa do Governo do Estado, realizado pela SJDHDS, que promove a integração social por meio da música. Já o projeto de revitalização das fanfarras está sendo realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado.
Fonte: Ascom/SJDHDS
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo